Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Novo projeto auxilia empresas do setor plástico

O PICPlast auxiliou 15 empresas na gestão empresarial e financeira, além de estimular a competitividade

O PICPlast (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico), em parceria com o Sebrae, realizou o Projeto Encadeamento Produtivo PICPlast, no Rio de Janeiro. 

A iniciativa tem o objetivo de auxiliar empresas do setor plástico na gestão de negócios e ampliação da competitividade.

A princípio, o projeto teve apoio do SIMPERJ (Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro).

Bem como, contou com a participação de 15 companhias que inscreveram seus representantes para participarem do treinamento dividido em módulos.

Os módulos são de gestão financeira, marketing, líder coach e gestão de pessoas. 

No total, as companhias tiveram um aumento de 63% na competitividade, 15% na produtividade e 10% no faturamento.

Para Simone Carvalho, membro do comitê técnico do PICPlast, o encadeamento produtivo tem como foco aumentar a competitividade.

Assim como, a cooperação, a competência tecnologias e de gestão das empresas.

Com isso, o projeto possibilita melhoria na gestão empresarial, produtiva e sustentável das micros e pequenas empresas do setor plástico.

Carvalho afirma: “Consequentemente, dessa forma gera empregos e contribui para o fortalecimento da economia local e nacional”.

Mudanças na gestão empresarial e financeira

Com todo auxílio prestado pelo projeto, umas das empresas que conseguiram implementar mudanças com base nos módulos, foi a Moldin3.

A companhia atua há 20 anos no mercado, sobretudo, no segmento de injeção de termoplásticos de engenharia.

Antes da pandemia a empresa estava em seu melhor momento, com ela veio a difícil. Sendo esse, um dos motivos do projeto, o auxílio na dificuldade gerada pela pandemia. A Moldin3, então, viu a oportunidade de melhorar.

De acordo com Amaury Ferraz, gerente administrativo e comercial da empresa, uma das áreas de maior melhoria foi o marketing.

O gerente administrativo explica: “A gente pecava em marketing digital. Mudamos a abordagem, trazendo mais personalização de acordo com diferentes clientes”.

Isso porque, ainda segundo Ferraz, antes a comunicação da empresa era focada apenas em um perfil de produto.

Dessa forma, eles conseguiram ter um ganho de quase 50% de produtividade e de 25% em maturidade de gestão.

Ferraz destaca: “Com a capacitação oferecida pelo PICPlast, conseguiremos implementar mudanças que nos geraram novos clientes e contratos”.

Além disso, outras empresas também relataram melhorias significativas, como a Plastimaq, que conseguiu um aumento de 23% de produtividade e 13% de maturidade de gestão.

Nesse sentido, segue a Focus Pack, que teve cerca de 10% em lucratividade, além de 17% em produtividade e 13% em maturidade de gestão.

PICPlast e Sebrae: a parceria de incentivo ao setor do plástico 

encadeamento produtivo

Segundo a coordenadora estadual de encadeamento produtivo Sebrae RJ, Andréia Lopes, o intuito é estimular o crescimento das micro e pequenas empresas.

Empresas essas da cadeia produtiva do plástico.

Uma vez que, PICPlast é uma iniciativa criada em 2013 pela Braskem e ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico)

O PICPlast já investiu cerca de R$ 20 milhões em ações em prol da imagem do plástico e programas de capacitações.

A coordenadora sinaliza que essa parceria entre o Sebrae e o PICPlast veio em uma hora muito oportuna.

Que foi o início da pandemia, momento em que as empresas tiveram que se reestruturar. 

Ela finaliza explicando: “Teve mudanças na produção, no perfil do consumidor, e, por meio do programa, nós reestruturamos a gestão dessas empresas.”

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo