Casa / Notícias / Na Era Digital: Reciclar é Palavra de Ordem

Na Era Digital: Reciclar é Palavra de Ordem

IBM descobre processo de reciclagem que transforma policarbonatos usados para fazer smartphones e CDs em um plástico não tóxico que pode reaproveitado para uso médico

 

Na era digital, lixo eletrônico é um problema cada dia mais impactante. Até o momento ainda não havia sido resolvido o problema do lixo proveniente da indústria de tecnologia. Mas, uma descoberta da IBM pode ser o marco nessa mudança.

Pesquisadores da IBM descobriram um novo processo de reciclagem que consegue transformar os policarbonatos usados para fazer smartphones e CDs em um plástico não tóxico que é seguro e forte o suficiente para uso médico.

Além desses aparelhos, policarbonatos são encontrados também em telas LED, aparelhos de Blu-ray, lentes de óculos, utensílios para a cozinha e equipamentos de armazenamento doméstico.

Todos são altamente preocupantes em sua fase de decomposição. Eles são conhecidos por lixiviação do BPA a medida que se decompõem, o que gera preocupações consideráveis sobre os efeitos dessa química no cérebro.

Contudo, ao adicionar reagente de fluoreto, uma base similar a fermento em pó e calor, os pesquisadores da IBM produziram um novo plástico que é ainda mais resistente que o policarbonato em termos de temperatura e resistência química. É seguro o suficiente para uso em purificação de água e equipamento médico, diz a IBM. Fibras óticas são outra aplicação potencial.

Além disso, o material é forte o suficiente para resistir o processo de decomposição que causa a lixiviação do BPA.

Mais um passo em direção à reciclagem e reaproveitamento de plástico foi dado, dessa vez para solucionar o lixo eletrônico!

Além disso, verifique

Rio Grande do Sul tem ações intensificadas pelo PICPlast

Região é excelente cenário que envolve o desenvolvimento da indústria da transformação e promoção da …