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Material plástico é utilizado para construção de avião

Graças ao investimento em tecnologia de grandes multinacionais ligadas ao mundo da química, sofisticados plásticos de engenharia ganharam propriedades com maior resistência mecânica, térmica, à corrosão e ao fogo e apresentaram menor peso, emitindo pouca fumaça, tecnologia como essa, que faz o avião, por exemplo, ser o segundo meio de transporte mais seguro do mundo.

Para começar, um dos mais novos modelos do mercado da aviação comercial, prometem teto alto e janelas maiores, fazendo você esquecer aquela sensação de entrar em um lugar apertado, tudo devido a maior revolução de design aéreo desde os anos 20, quando os aviões de madeira deram lugar ao alumínio: a fuselagem feita de plástico. Fabricadas em Seattle – EUA, elas contêm o grande trunfo do peso.

Novos aviões batizados de 787, desenvolvidos pela companhia norte-americana Boeing, vem sendo construindo com um tipo de plástico misturado com fibra de carbono, 40% mais leve do que o alumínio. O resultado disso é uma economia de combustível que pode chegar a 25% em comparação aos outros aviões do mercado.

Outra companhia que vem apresentando esse avanço foi a Embraer. Antigos modelos contavam com 8% de plásticos reforçados no peso de sua estrutura. A linha de modelos chegou ao mercado com 10%. Essa porcentagem evoluiu para 13% nas linhas 170 e 190. E os novos modelos da empresa, os jatos executivos Phenom, que estão em fase final de desenvolvimento, possuem 16%.

Em um centro de testes em Manchester – Inglaterra, cientistas mostram como esse composto tão moderno é fabricado. As fibras de carbono são dispostas em camadas quase como um tecido. Depois tudo é endurecido com resina plástica, e equipamentos que medem o chamado Ponto de Ruptura, ou seja, medem a resistência do material, são utilizados, mostrando que enquanto o alumínio suporta no máximo 700kg, o composto de plástico e carbono aguenta um peso 10x maior.

E para completar esse material ultra resistente ainda oferece um bônus invisível, pois quando a cabine é pressurizada, o casco de alumínio dos aviões tradicionais se expande ligeiramente, forçando os rebites, e isso com o tempo vai gerando um estresse na fuselagem. Com os aviões feitos por composto de plástico e carbono, a resistência da fuselagem é maior, então a cabine pode receber o dobro de ar pressurizado. Garantindo a segurança dos passageiros que também relatam menos cansaço durante os voos.

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