Super Finishing
Notícias

Indústria da reciclagem plástica cresce 5% ao ano

A criação de empresas desse segmento conta com um crescimento expressivo. Em levantamento da Abiplast, em 2014 havia mais de mil empresas espalhadas por todo o País

Em evento do Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Associação Brasileira Embalagem (ABRE), Simone Carvalho, assessora técnica da ABIPLAST, apresentou dados do mercado e ações da entidade referentes à reciclagem de materiais plásticos. Segundo a assessora, a reciclagem de material plástico vem ganhando espaço e gerando empregos no Brasil.

A criação de empresas nesse setor cresce a um ritmo de 5% ao ano, totalizando, em 2014, mais de mil, espalhadas em todo o País. É de 6% ao ano a expansão do número de empregos na atividade.

De acordo com mapeamento da indústria de reciclagem realizado pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA), estima-se que, no Brasil, foram retiradas do meio ambiente 681 mil toneladas de resíduos plásticos pós-consumo, que originaram mais de 615 mil toneladas de materiais reciclados. “Nesse contexto, a ABIPLAST segue trabalhando em projetos para o desenvolvimento da economia sustentável”, frisou Simone.

Durante o evento, que aconteceu no último dia 25 de outubro, a assessora destacou iniciativas que têm colaborado com o crescimento da reciclagem de plástico, como a criação da Câmara Nacional dos Recicladores de Material Plástico – CNRMP, o selo SENAPLAS – Selo Nacional de Plásticos Reciclados, o evento e o parecer técnico sobre a utilização de aditivos oxidegradantes em sacolas plásticas, a Cartilha de Reciclabilidade de Materiais Plásticos Pós-Consumo e ações junto ao governo federal para buscar incentivos fiscais para a atividade.

Tag

Artigos relacionados