Casa / Notícias / Fispal Tecnologia destacou soluções desenvolvidas para pequenas e médias empresas do setor de alimentação

Fispal Tecnologia destacou soluções desenvolvidas para pequenas e médias empresas do setor de alimentação

Baixo custo de investimento, eficiência e produtividade são características das tecnologias apresentadas

As pequenas e médias empresas têm assumido um papel importante para a retomada da atividade econômica do país, e isso mesmo diante de um cenário complexo, com dificuldades estruturais de acesso ao crédito e tecnologia. Mas a criatividade, flexibilidade e inovação têm contribuído para que as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) se fortaleçam no cenário econômico.

Uma pesquisa da Consultoria Internacional Deloitte de 2017 mostra que, no ranking de 100 empresas que mais crescem no Brasil, o segmento de alimentos e bebidas ocupa a terceira posição, com 14%, atrás apenas dos setores de serviços de tecnologia para a informação e serviços prestados às empresas. O estudo ainda revela que as PMEs focam em investimentos tecnológicos que garantem o aumento de produtividade e apoiem suas respectivas estratégias de crescimento.

Antenada neste cenário, a 34ª Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas e maior encontro do setor da América Latina – trouxe uma série de soluções tecnológicas pensadas especificamente para empresas com este perfil.

Segundo Clélia Iwaki, diretora da Informa Exhibitions, empresa que realizou o evento, estas companhias têm se esforçado para fortalecer seus próprios negócios por meio de investimentos que possam mantê-las mais competitivas. “Na Fispal Tecnologia, os empresários encontraram equipamentos que vão ao encontro desta necessidade. Em 2018, tentamos destacar ainda mais as soluções e produtos desenvolvidos especialmente para as PMEs, reunindo mais de 70 expositores para atender esse segmento”, diz.

O diretor comercial da Selovac, Willy Borst, uma das empresas participantes da edição e especializada em desenvolver máquinas para embalagem a vácuo e termoformadoras para a indústria alimentícia e outros setores, afirma que é notável o aumento do interesse de pequenos e médios empreendedores em soluções que auxiliem no crescimento do negócio. “Nós atendemos empresas de todos os portes e percebemos que existe um aumento da necessidade de PMEs em conhecer novos equipamentos. Por isso, a feira acaba sendo uma grande e importante vitrine para este público”, comenta.

Entre as tecnologias que foram apresentadas na feira está a máquina envasadora, seladora, datadora e aplicadora de tampas para potes e copos. O equipamento, que possui capacidade para envasar até 650 potes por hora, pode ser utilizado para diversos produtos, como manteiga, requeijão, açaí, pasta de amendoim, entre outros. Desenvolvido pela DMOM Máquinas, é ideal para atender empresas que buscam mais eficiência e agilidade para a produção.

Outro destaque foi o dispositivo criado pela Advantech que tem a função de coletar dados da produção para organizar as informações gerenciais, ajudando na tomada de decisões estratégicas. Este equipamento pode ser implementado e integrado em máquinas antigas, reduzindo o volume de investimento e com baixo custo de aquisição.

Já a Tropical Food Machinery trouxe sua linha de extração multifruta, que se trata de uma linha tecnológica projetada para as empresas que desejam uma solução de processamento de sucos e polpas integrais com capacidade de até 1.500 kg de fruta por hora. Composto por três módulos básicos – lavagem, extração da polpa e envase do produto com sistema asséptico ou congelado – este equipamento possibilita o processamento de diferentes tipos de frutas com simples ajustes de configuração e é ideal para pequenos volumes de produção. Além disso, apresenta baixo custo de manutenção e o investimento inicial é baixo.

Saiba mais em: www.fispal.com.br.

Acompanhe nosso portal e fique por dentro das novidades da cadeia produtiva do plástico. Preencha o formulário abaixo e recebe conteúdo segmentado de qualidade!

Além disso, verifique

IT Fórum X apresentará novidades para o setor de TI

Será discutido, principalmente, o futuro do Brasil tendo a tecnologia como impulsionadora O IT Fórum …