Banner Diamante Plástico 10 anos
Feiras / EventosIndústriaNotíciasPlásticoSustentabilidade

Evento Braskem ressalta multiplicidades dos materiais plástico

Em evento online promovido pela Braskem para celebrar o Dia Mundial da Reciclagem, o professor José Carlos Pinto destacou a diversidade dos materiais plásticos e a importância da reciclagem. Ele enfatizou como as propriedades químicas e mecânicas dos plásticos a importância da reciclagem na promoção de uma economia circular, realçando como técnicas de reciclagem

Evento Braskem ressalta multiplicidades dos materiais plástico

Confira a segunda parte da matéria sobre o evento que o Portal Plástico foi convidado para participar. Veja aqui a primeira e segunda parte

Evento Braskem fala sobre múltiplos usos do plástico

Para comemorar o Dia Mundial da Reciclagem, a Braskem promoveu um evento online para debater a diversidade dos materiais plásticos e a importância da reciclagem. No evento, especialistas trataram profundamente o tema. 

Leia mais:

Entre as discussões de destaque está o debate sobre a multiplicidades de materiais plásticos, apresentado pelo professor e doutor do Programa de Engenharia Química da COPPE, José Carlos Pinto. 

Além disso, o professor também trouxe perspectivas e diferenças entre os tipos de reciclagem. 

Por que as propriedades químicas e mecânicas dos plásticos são benéficas?  

A princípio, o professor explica que apesar da sua ampla utilização, o plástico é frequentemente visto como um material adequado para aplicações que não exigem propriedades mecânicas e químicas muito complexas. 

No entanto, essa característica é justamente o que confere sucesso ao uso dos plásticos, tendo em vista sua abrangência. Mesmo porque, o material também insere-se em aplicações nobres, e que oferecem benefícios de suas propriedades mecânicas e químicas, como por exemplo em projetos para fabricação de automóveis e aviões, graças a sua resistência. 

Outro setor que se beneficia destas características, é o setor da medicina. Afinal, devido a resistência química e biológica desses materiais possibilitam um desenvolvimento conjunto imenso de aplicações. 

Diante disso, Carlos explica: “A sociedade costuma associar a estabilidade química dos materiais plásticos a uma característica negativa. No entanto, a aplicação desses materiais a aplicação desses materiais na área biomédica, farmacêutica e cosmética, em grande medida só é possível por que têm essa propriedade de resistência química elevada.”

A lógica circular amplia o uso do plástico

Diante das possibilidades amplas do uso do plástico, a lógica circular afeta a cadeia de forma positiva. Afinal, as técnicas de reciclagem tornam-se indispensáveis para a transformação dos resíduos em matéria-prima. 

Sem contar que a inserção destes materiais na cadeia química, os átomos de carbono e hidrogênio se mantém circulando. Com isso, os benefícios trazem a minimização das explorações dos recursos naturais, como aponta o professor.  

Nesse sentido, os plásticos ganham destaque quando o assunto é reciclabilidade. Uma vez que a reciclagem acontece de diversas formas, desde a forma mais simples, ou seja, o reuso. Assim como a transformação, que é quando ele deixa de ser aquilo que era inicialmente. 

Nesse cenário, surge a reciclagem química, onde se usa o material plástico como matéria-prima para a produção de insumos ou plástico, criando uma lógica totalmente circular. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo