Evento Braskem ressalta multiplicidades dos materiais plástico
Em evento online promovido pela Braskem para celebrar o Dia Mundial da Reciclagem, o professor José Carlos Pinto destacou a diversidade dos materiais plásticos e a importância da reciclagem. Ele enfatizou como as propriedades químicas e mecânicas dos plásticos a importância da reciclagem na promoção de uma economia circular, realçando como técnicas de reciclagem
Evento Braskem ressalta multiplicidades dos materiais plástico
Confira a segunda parte da matéria sobre o evento que o Portal Plástico foi convidado para participar. Veja aqui a primeira e segunda parte
Para comemorar o Dia Mundial da Reciclagem, a Braskem promoveu um evento online para debater a diversidade dos materiais plásticos e a importância da reciclagem. No evento, especialistas trataram profundamente o tema.
Leia mais:
- Loja sustentável, lajes de plástico e reciclagem com arte
- Casas de plástico reciclável, Canudos e talheres com bioplástico 100% compostável e plástico do futuro
- Enzima acelera degradação de PLA, projetos transformam plástico em produtos novos e Apple Watch SE 3 de plástico
Entre as discussões de destaque está o debate sobre a multiplicidades de materiais plásticos, apresentado pelo professor e doutor do Programa de Engenharia Química da COPPE, José Carlos Pinto.
Além disso, o professor também trouxe perspectivas e diferenças entre os tipos de reciclagem.
Por que as propriedades químicas e mecânicas dos plásticos são benéficas?
A princípio, o professor explica que apesar da sua ampla utilização, o plástico é frequentemente visto como um material adequado para aplicações que não exigem propriedades mecânicas e químicas muito complexas.
No entanto, essa característica é justamente o que confere sucesso ao uso dos plásticos, tendo em vista sua abrangência. Mesmo porque, o material também insere-se em aplicações nobres, e que oferecem benefícios de suas propriedades mecânicas e químicas, como por exemplo em projetos para fabricação de automóveis e aviões, graças a sua resistência.
Outro setor que se beneficia destas características, é o setor da medicina. Afinal, devido a resistência química e biológica desses materiais possibilitam um desenvolvimento conjunto imenso de aplicações.
Diante disso, Carlos explica: “A sociedade costuma associar a estabilidade química dos materiais plásticos a uma característica negativa. No entanto, a aplicação desses materiais a aplicação desses materiais na área biomédica, farmacêutica e cosmética, em grande medida só é possível por que têm essa propriedade de resistência química elevada.”
A lógica circular amplia o uso do plástico
Diante das possibilidades amplas do uso do plástico, a lógica circular afeta a cadeia de forma positiva. Afinal, as técnicas de reciclagem tornam-se indispensáveis para a transformação dos resíduos em matéria-prima.
Sem contar que a inserção destes materiais na cadeia química, os átomos de carbono e hidrogênio se mantém circulando. Com isso, os benefícios trazem a minimização das explorações dos recursos naturais, como aponta o professor.
Nesse sentido, os plásticos ganham destaque quando o assunto é reciclabilidade. Uma vez que a reciclagem acontece de diversas formas, desde a forma mais simples, ou seja, o reuso. Assim como a transformação, que é quando ele deixa de ser aquilo que era inicialmente.
Nesse cenário, surge a reciclagem química, onde se usa o material plástico como matéria-prima para a produção de insumos ou plástico, criando uma lógica totalmente circular.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.