O plástico é um material versátil e por isso amplamente utilizado em diversos setores. Logo, é possível concluir que ele possui diversas virtudes, desde a sua composição, até sua decomposição.
Diante desse fato, cientistas chegaram à conclusão que os resíduos plásticos podem ser uma alternativa para a geração de energia limpa.
Os investigadores James Tour e Kevin Wyss, do Departamento de Ciência de Materiais e Nanoengenharia da Universidade Rice, nos EUA, extraíram gás hidrogênio limpo e alta eficiência, e grafeno de alta qualidade de plástico, incluindo os plásticos mistos.
Leia mais:
- Talheres sustentáveis a partir de larvas-da-farinha, loja de plástico reciclado e bioplástico de casca de jatobá
- Plástico de celulose, larva que decompõe plástico e caminhões com PET reciclado
- Projeto doa 1,5 tonelada de plástico, tapete sustentável e livro feito de plástico
O resultado desse processo é uma saída para minimizar os impactos ambientais causados pela emissão de gases poluentes, como é o caso do dióxido de carbono.
O método da utilização do plástico no processo
O procedimento realizado pelos pesquisadores foi o aquecimento de algumas amostras de resíduos plásticos por meio do efeito Joule.
Este efeito acontece quando a eletricidade passa por um fio e ele fica quente. Isso acontece porque a corrente elétrica faz as partículas dentro do fio se moverem e, ao se moverem, elas esbarram umas nas outras, criando atrito e calor.
O aquecimento durou quatro segundos, que elevou a temperatura do plástico a 3.100 graus Kelvin. De maneira que vaporiza o hidrogênio presente nos plásticos.
De acordo com um o principal autor do estudo, “Se o grafeno produzido for vendido por apenas 5% do valor de mercado atual, uma redução de 95%, o hidrogênio limpo poderia ser produzido gratuitamente”.
Esse estudo poderá permitir uma produção de hidrogênio limpa, uma vez que não emite dióxido de carbono.
Portanto, os resíduos plásticos podem cooperar para a resolução de problemas ambientais e econômicos.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado.