As impressoras 3D ainda soam como uma tecnologia distante. Contudo, algumas empresas que atuam no mercado nacional já desenvolvem materiais de impressão 3D em larga escala. É o caso da BASF, por exemplo, que estreitou relações com a multinacional HP para desenvolvimento desses materiais.
O trabalho visa desenvolvimento de materiais para produção em larga escala para a tecnologia Multi Jet Fusion da HP. Além disso, a empresa está criando novos materiais para o mercado de impressão 3D.
A BASF e a HP estão agora estreitando a colaboração para acelerar o ciclo de aprendizagem sobre os requisitos e especificações necessárias para desenvolver materiais para produção em larga escala.
Para coordenar suas atividades de desenvolvimento do mercado de impressão em 3D e a estratégia de inovação, a BASF montou uma nova unidade de negócios na BASF New Business GmbH (BNB) e criou um Centro de Aplicação de Tecnologia para impressão 3D em Heidelberg, na Alemanha. Este centro dedica-se ao desenvolvimento de soluções personalizadas de materiais e aplicações para clientes finais.
A impressora 3D é indicada, por exemplo, para produções pequenas, já que o custo de fabricação é reduzido. Algumas empresas do mercado nacional já estão apostando e criando, inclusive, novos filamentos plásticos para abastecimento dessa produção crescente.