Bulher
EmbalagemNotícias

Empresa ganha certificação internacional por resinas renováveis

A Braskem é pioneira no desenvolvimento da tecnologia para produção de plástico a partir da commodity renovável

As resinas renováveis produzidas por meio do etanol da Raízen, ganharam certificação internacional da Bonsucro

Atualmente, a Braskem é fornecedora das resinas renováveis, sendo a única empresa brasileira a receber esse reconhecimento.

Primeiramente, a Bonsucro é uma plataforma global de sustentabilidade da cana-de-açúcar.

A empresa tem como propósito acelerar coletivamente a produção e os usos sustentáveis da cana-de-açúcar para agricultores, usinas, compradores e usuários finais.

Dessa forma, reúne seus membros e outros parceiros para enfrentar os desafios críticos do setor sucroenergético e impulsiona o desempenho e o impacto positivo.

Através de seu sistema de certificação em padrões de sustentabilidade para cana-de-açúcar, a Bonsucro busca uma produção e processamento de forma social e ambientalmente sustentável.

O plantio, cultivo e processamento da cana-de-açúcar

Além de assegurar as boas práticas sustentáveis, à proteção da biodiversidade e à gestão hídrica responsável, a Bonsucro também verifica questões como segurança do trabalho.

Isto é, condições trabalhistas e ausência de impactos negativos nas comunidades próximas aos canaviais e usinas.

A Raízen, em sua parceria com a Braskem, fornece etanol a partir da cana-de-açúcar, além de ser detentora do maior volume do mundo.

André Valente, gerente de Sustentabilidade da Raízen, afirma que o Brasil se tornou referência global em produção de cana e seus derivados com esta certificação.

Valente explica: “Isso porque, temos cerca de 52% do total de usinas com o selo no mundo e diversas experiências de sucesso”.

Assim, o gerente acredita que associam alta produtividade às melhores práticas de gestão e sustentabilidade das operações.

Para Valente, quando se trata de negócio, a certificação Bonsucro significa geração de valor compartilhado.

Bem como, diferenciação de produtos, garantia da origem sustentável, alcance a mercados e clientes exigentes em requisitos sociais e ambientais.

Além disso, garante a consolidação das melhores práticas em sustentabilidade, uma construção de relacionamentos conscientes e melhoria da imagem da empresa.

A Raízen possui o maior volume do mundo certificado pela Bonsucro, com cerca de 25% de todo volume de cana.

Assim como, 23 dos 31 Parque de Bioenergia em operação já certificadas.

Logo, essa estratégia de certificação abrange, também, a produção de etanol de segunda geração (E2G), produzido a partir do bagaço da cana-de-açúcar.

Braskem e seu compromisso ambiental responsável

certificação internacional por resinas

De início, a Bonsucro avaliou os processos de rastreabilidade desde a matéria-prima até os produtos finais certificados e a cadeia de abastecimento upstream da Braskem.

Dessa maneira, considerando as boas práticas aplicadas, que vão desde o plantio, cultivo e processamento da cana.

De acordo com Marco Jansen, líder global de biopolímeros da Braskem, essa certificação reconhece os esforços da empresa, em busca de uma operação ambientalmente responsável.

Ele acredita agregar ainda mais valor ao portfólio I’m Green bio-based da Braskem, que fornece soluções em polietileno e EVA, produzidos através da cana-de-açúcar.

Jansen explica: “Além de nossa reconhecida marca I’m green, os brand owners, que usam nossas resinas renováveis, podem optar por se tornarem membros.

Dessa forma, irão buscar a certificação Bonsucro para aplicar o selo em seus produtos.

O líder ainda comenta que para isso, tanto o transformador quanto o brand owner precisam aderir à plataforma Bonsucro.

A fim de submeter seus processos a uma auditoria realizada por uma entidade certificada terceirizada.

Em suma, na Braskem, a certificação Bonsucro reforça o compromisso da companhia com a economia circular e com a neutralidade de carbono até 2050.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Botão Voltar ao topo