O polietileno também conhecido como PE, é um polímero, e é um dos plásticos mais utilizados nas indústrias. Possuindo as mais variadas formas de aplicação, sua cadeia é formada basicamente de carbono e hidrogênio, e pode ser usado em diversos segmentos. Com a sua alta produção é um termoplástico de custo baixo.
O PE faz parte da família dos termoplásticos, que pode se deformar com o calor, sem alterar sua composição. Eles são resistentes a temperaturas máxima de 120ºC e mínima de – 100ºC.
O PE pode ser usado em processos de transformação por sopro, injeção e extrusão. E cada tipo de moldagem permite gerar produtos de diversos segmentos, desde embalagens plásticas consideradas moles, como caixas de engradado e até embalagens de sabão em pó.
O PE é um dos plásticos mais comuns usados no cotidiano do ser humano e permite que os alimentos sejam embalados de forma mais econômica e tenham um prazo de validade prolongado, o que melhora a questão da saúde e segurança dos alimentos e das pessoas.
Os polietilenos possuem diversas características e se dividem em três grupos:
- Polietileno de baixa densidade (PEBD)
- Polietileno de alta densidade (PEAD)
- Polietileno de baixa densidade linear (PEBDL)
Aplicações
Os PE são compostos termoplásticos e podem ser encontrados em vários segmentos.
Encontrados nos mais diversos segmentos, sua principal área é na indústria de embalagens, no setor alimentício, mas ainda possuem outros locais de aplicações.
Os PEBD por serem de baixa densidade, são flexíveis, possuem propriedades elétricas boas, boa estabilidade, e resistência ao impacto.
São utilizados para filmes em geral, frascos flexíveis, embalagens para líquidos, filmes para produto de higiene e utilidades domésticas.
Os PEAD possuem baixa reatividade química e é relativamente resistente ao calor.
São utilizados para sacolas plásticas, assentos sanitários, brinquedos, cabos, potes, embalagens para cosméticos, tampas e capacetes.
Já os PEBDL possuem flexibilidade e leveza e são utilizados em laminação, embalagens, filmes agrícolas, fraldas, sacaria industrial.
Componentes
Composto feito por uma cadeia através de carbono e hidrogênio, é um material maleável e permite sua deformação.
Sua cadeia é representada por: CH2-CH2.
O polietileno tem sua composição dividida em alguns grupos, que possuem características específicas para cada grupo e cada aplicação
- Polietileno de alta densidade
- Polietileno de baixa densidade
- Polietilenos de baixa densidade linear