A fim de ampliar o volume de captação de EPS para reciclagem, a Termotécnica firmou parceria com a startup curitibana, A Riqueza dos Resíduos.
Isso porque, a startup é focada em inovação e gestão de resíduos sólidos, promovendo logística reversa de materiais reciclados.
Leia também
- Como a Seibt se tornou referência em reciclagem de plásticos
- Geração de leads pode revolucionar os negócios no setor plástico
- Bactéria transforma plástico em água, tijolos de plástico descartado e bioplástico de caroço de açaí
Nesse sentido, a Termotécnica estabeleceu essa parceria, principalmente, por a empresa ter uma demanda maior do que a atual produção para fornecimento do REPOR.
Que é a matéria-prima desenvolvida pela companhia de origem proveniente de EPS pós-consumo reciclado.
De início, a parceria entre as empresas realiza o conceito de carga digital.
Isto é, os caminhões de coleta passam em locais de reciclagem com roteiro pré-definido, formando uma carga completa que será entregue nas unidades da Termotécnica.
Essas unidades ficam localizadas em São José dos Pinhais (PR) e em Joinville (SC).
Atualmente, são 7 associações e cooperativas de recicladores que integram a rede da startup na região metropolitana de Curitiba.
No entanto, a meta para atender a demanda da Termotécnica é aumentar esse número para cerca de 40 centros de triagem em todo o Paraná.
A CEO da startup, Tatiane Martins Soares, afirma que são a conexão entre recicladores e as indústrias que compram os materiais pós-consumo.
Soares destaca: “Facilitamos o acesso e otimizamos a rotina diária pela busca de recicláveis”.
Programa para reciclagem de EPS
Desde 2007 a Termotécnica tem buscado ampliar a cobertura de seu programa de reciclagem de EPS.
O Programa Reciclar EPS conta com uma rede de parceiros, como cooperativas e associações de recicladores, prefeituras e entre outras.
Dessa forma, busca reforçar a conscientização para a destinação correta, reciclagem e reintrodução do material pós-consumo na cadeia produtiva.
O presidente da empresa, Albano Schmidt, comenta que essa iniciativa colabora para os ganhos de catadores e associações autônomas.
Schmidt afirma: “Com esse trabalho aumentamos a demanda, valorizamos e ampliamos os ganhos destas famílias.”
De mesmo modo, A Riqueza dos Resíduos, com objetivo de ampliar suas ações, está implantando ecopontos em escolas municipais.
Sobretudo, nas escolas localizadas em Curitiba, Pinhais, São José dos Pinhais e Colombo.
A startup ainda trabalha na capacitação de professores e equipe de limpeza, bem como na conscientização de alunos para reciclagem do EPS.
Segundo a CEO da startup, uma parte do valor que a Termotécnica paga pelos materiais reciclados se destina para as associações de pais e mestres.
Soares comenta: “Essa quantia se destina em forma de cashback a associações destas escolas. Esses recursos são reinvestidos em atividades de Eduardo Ambiental dos alunos.”
Influência da Termotécnica na reciclagem do material
A Termotécnica tem conquistado reconhecimento nacional e internacional com o Programa Reciclar EPS.
Por exemplo, a empresa ganhou o Prêmio Plástico Sul de Sustentabilidade & Inovação.
Além disso, sendo considerada uma das empresas mais sustentáveis do Brasil pelo Guia Exame de Sustentabilidade.
Assim como é reconhecida no 26° Prêmio FIESP de Mérito Ambiental, com a honrosa menção na categoria médias e grandes empresas.
A Termotécnica é pioneira em logística reversa e economia circular quanto a estruturação de rede de parceiros e investimento em reciclagem do EPS pós-consumo.
Isso porque, a empresa transforma o material antes rejeitado nas coletas seletivas em um insumo reciclado valorizado no mercado.
O presidente da empresa diz que a abordagem ambiental da Termotécnica se baseia na economia circular na prática.
Schmidt destaca: “Inclui uma visão integrada desde a concepção de produtos, eficiência operacional, passando por logística reversa, reciclagem e indo até novas cadeias produtivas”.
Ainda mais, o presidente conclui que o Programa Reciclar EPS atende às exigências de uma atuação responsável nas empresas em termos de sustentabilidade.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.