mc components muck maq
EmpresaNotícias

Empresa desenvolve inovações e variedades de aplicações em seu material de TPU

A BASF e a Adidas lançam novas cores e novas aplicações para o Infinergy, feito inteiramente de TPU e que permite a reciclagem dos tênis

O Infinergy, é o primeiro poliuretano termoplástico expandido (E-TPU) da BASF, que causou grande repercussão quando lançado no mercado, nos tênis de corrida Boost da Adidas. Introduzindo no mercado de plásticos uma classe nova de espumas particuladas que combina as suas propriedades elásticas do TPU com a leveza da espuma.

Hoje, diversas indústrias já se beneficam das propriedades do material, que vão desde calçados de segurança confortaveis, raquete de tênis de alta performances, até piso amortecedor para esportes. Durante a Feira K  serão apresentados as novas cores e aplicações inovadores para o Infinergy.

Segundo Murilo Feltran, gerente de marketing e produto de Materiais de Performance da BASF, “antes só na cor branca, hoje, o preto é a nova cor disponível, e as possibilidades para o desenvolvimento de novas cores são praticamente ilimitadas, dependendo do projeto do cliente”.

A Adidas juntamente com a BASF lançaram o primeiro tênis feito inteiramente de TPU e que possibilita a reciclagem do tênis como um todo sem a necessidade de desmontagem e separação dos materiais. A entressola desse tênis é fabricada com o Infinergy.

A espuma particulada de célula fechada combina as propriedades do TPU com as vantagens das espumas, tornando-as tão elásticas quanto a borracha, porém mais leves. O retorno elástico elevado é obtido pela estrutura especial da “câmara de ar” gerado pelas células fechadas da estrutura física da espuma. “O Infinergy é um material que permite que os designers e fabricantes dos mais diversos setores possam inovar, além das cores, que oferecem uma amplitude maior de opções de aplicação, os novos grânulos em tamanho reduzindo garantem inúmeras opções para desenvolvimento de produtos com maior liberdade de design”, completa Murilo.  

Os minigrânulos têm menos da metade do tamanho dos grânulos normais do Infinergy, mais ou menos 2,5 a 3, 5 mm de diâmetro e essas esferas são usadas em peças moldadas de parede fina. Assim como seu tamanho reduzido, o formato redondo das partículas também ajuda a melhorar o comportamento de preenchimento.

Além de ampla aplicação nas indústrias de calçados e de transportes, oferece inúmeras opções no setor de esportes e lazer, podendo, por exemplo, ser aplicada em revestimentos de pisos (para playgrounds ou pistas de corrida), pneus de bicicleta, raquetes e selins de bicicleta. Em engenharia mecânica pode ser aplicada como elementos de amortecimento e amortecedores em compressores industriais.

O Infinergy é conhecido por apresentar alta elasticidade, resistência à tração e à abrasão, além de boa resistência química. “A análise mecânica dinâmica mostrou que, mesmo em temperaturas baixas de -20°C, o Infinergy ainda possui um baixo módulo dinâmico, é muito macio e elástico e não fica rígido. Testes da elasticidade da resiliência de acordo com a ISO 8307 (teste de rebote da bola) e com a DIN 53512 (usando um martelo de pêndulo definido) mostram que o Infinergy atinge uma recuperação de mais de 55%. E é significativamente mais alto do que as espumas particuladas comparáveis, como polipropileno expandido (EPP) a 30%, copolímero de etileno/acetato de vinila (EVA) a 37% ou polietileno expandido (EPE) a 50%,” explica Murilo.

Hoje a BASF não trabalha com o mercado da TPU reciclada no Brasil, o poliuretano termoplástico convencional é utilizado principalmente em aplicações de vida útil, como na área automotiva e industrial. Já na área de calçados, é emprego em solados de calçados esportivos, que é um setor que utiliza combinação de diversos materiais, o que gera uma dificuldade na separação e na reciclagem de seus componentes.

O TPU convencional e o TPU expandido são materiais que se destinam a aplicações diferentes, o Infinergy possui uma tecnologia única e diferenciada e, por isso possui um preço inicial por kg maior, porém, a sua reduzida densidade. Enquanto um TPU convencional tem densidade de 1.250 kg/m3 ou 1,25 g/cm3 torna o seu custo-benefício bastante interessante nas mais variadas aplicações.

Além da Adidas há várias outras empresas parcerias que desenvolveram aplicações com o Infinergy.  Murilo ressalta algumas empresas que fazem parte de processo, como, “a Dunlop, que empregou o Infinergy no modelo de raquete de tênis Sonic Core, projetada para desempenho com maior amortecimento, alto rebote, velocidade e baixo peso, a Sonic Core possui design intuitivo e aplica princípios tecnológicos de desempenho. Os testes do material da Dunlop destacam um aumento de 46% na altura de rebote em comparação ao material Sonic Core original, resultando em uma saída de bola da raquete 2% mais rápida. O material Infinergy também tem propriedades impressionantes de amortecimento e reduz as vibrações em até 37%, em comparação a uma raquete padrão de fibra de carbono.

A Ergon e a BASF desenvolveram os selins de bicicleta, ST Core Ultra. Usando novos materiais e um conceito de design inovador, características essenciais como ergonomia, conforto e dinâmica.

A Yamaha motor Co., Ltd criou o triciclo conceito 05GEN contou com a versatilidade dos materiais plásticos da BASF, para tornar as viagens curtas confortáveis e convenientes. O Infinergy e o Elastollan – um poliuretano termoplástico – são usados nos pneus do 05GEN para melhorar de maneira geral a experiência de viagem.

O veículo conceito RN30, desenvolvido em conjunto pela BASF e a Hyundai Motor Company combina as principais soluções da indústria química com o design aerodinâmico proposital e tecnologias de alta performance. O Infinergy combinado com um revestimento elástico, é usado no preenchimento da barra estabilizadora do RN30 devido à sua durabilidade a longo prazo e excelente resistência.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar