Super Finishing
Feiras / EventosFeiras e EventosNotíciasPlástico

Edição K traz melhores novidades do mercado e as dificuldades que o setor do plástico enfrenta

Edição K traz melhores novidades do mercado e as dificuldades que o setor do plástico enfrenta

Evento que acontece a cada três anos traz as dificuldades enfrentadas pela indústria com a Economia Circular e os lançamentos mais aguardados do ano

Maior evento mundial do setor de plásticos acontece de 16 a 23 de outubro, em Dusseldprf, na Alemanha, reunindo mais de 3.000 expositores preocupados com as tendências de comportamento dos consumidores final, ligadas às questões ambientais.

A edição da K 2019 será uma plataforma ideal de negócios e contatos. Empresas líderes das indústrias da borracha e plásticos apresentam uma linha completa de serviços do setor ao mais elevado nível mundial. A K destaca sua posição, não apenas pela popularidade na indústria global, mas também por enfrentar os desafios atuais da época, relacionados aos plásticos e o desenvolvimento sustentável.

O plástico está sendo muito criticado como se fosse o grande problema do mundo, quando o real problema é o descarte de forma incorreta. A K reunirá expositores de 61 países com a temática da sustentabilidade no setor do plástico, contando com apresentações sobre como inserir a indústria na Economia Circular, tema muito discutido.

Outro tema que será foco na feira, será a mobilidade elétrica, associada junto á redução da poluição, além de soluções em materiais plásticos, como também a chegada da tecnologia 5G no setor, junto com a indústria 4.0, ligadas á automação.

Com o Parlamento Europeu que aprovou a Diretiva Plásticos de Uso Único em março, sendo provável que seja implementado nos estados membros até 2021. As regras tratam dos dez itens mais encontrados nas praias da EU, sendo mais um desafio para as indústrias esse ano para a feira K.

As medidas incluem a proibição de produtos plásticos descartáveis ​​selecionados para os quais existem alternativas no mercado e para todos os produtos fabricados de plástico oxi-degradável. Na diretiva também está uma meta de coleta seletiva de 90% para garrafas de plástico até 2029.

A K é uma vitrine para o mercado mundial, e empresas apresentam suas novidades para essa edição:

  • BASF

A BASF apresenta o isolamento superfino de alta performance para a construção e transporte. Tapete de isolamento não combustível e flexível Slentex é altamente eficiente, e o painel de isolamento de aerogel resistente Slentite, permite isolamento até 50% mais fino que os materiais convencionais.

Os inovadores produtos de alta performance Slentite e Slentexsão uma nova geração de materiais com notáveis propriedades. Na Feira, a BASF vai apresentar novos exemplos de aplicações em construção, com elementos de fachada de concreto com fibra de carbono e em veículos, como motorhomes.

Os dois materiais de isolamento de alta performance podem ser integrados à pré-moldagem automatizada dos elementos na planta de concreto, sem futuros ajustes ao sistema. Este é um recurso oferecido exclusivamente por esses isolantes de alta performance.

O protótipo de motorhome que está sendo fabricado para a K 2019, em uma cooperação entre uma fabricante de veículos recreativos e motorhomes e a BASF, mostra como os materiais finos de isolamento ajudam a criar um espaço valioso para uso interno. Este é mais um marco na implementação de estratégias de eficiência energética e um novo campo de aplicação para os materiais de isolamento.

Além disso a BASF também apresenta duas novas classes de termoplásticos na K. Ultradur B6560 M2 FC TF é o primeiro PBT para extrusão e termoformagem e Ultradur B6551, para extrusão, ideial para filmes e termoformagem de embalagens ou peças técnicas.

As duas novas classes combinam características da família Ultradur, como elevado ponto de fusão, baixa absorção de umidade, alta estabilidade dimensional e boas propriedades de barreira. Conectando e ramificando as cadeias de polímero através de aditivos feitos sob medida, a BASF obteve uma resistência do fundido muito elevada, o Ultradur B65551 LNI tornou-se o material perfeito para tubos, perfis, enquanto o Ultradur B6550 M2 FC TF é o material perfeito para extrusão de filmes e termoformagem de embalagens. As duas classes oferecem boas propriedades mecânicas, são fáceis de pintar e permitem a produção de peças moldadas expandidas. 

  • BRASKEM

A Braskem vai divulgar questões de sustentabilidade associados aos plásticos em parceria com a fabricante alemã de sopradoras Kautex e com a Erema.

Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular e Reciclagem da Braskem comenta “a BRASKEM ainda produz resinas PCR somada a resina de Polietileno Verde, para fabricação de embalagens rígidas, como as que serão produzidas durante a Feira K, em parceria com a Kautex e Erema. Demonstraremos durante a feira a economia circular na prática, desde a escolha de matéria prima renovável, como o Plástico Verde da Braskem produzido a partir da cana-de-açúcar, contribuindo para a redução da emissão de CO2, um dos gases causadores do efeito estufa, e fechando o ciclo com o reaproveitamento do resíduo para produção das garrafas”.

A resina PE Verde é produzida com matéria-prima renovável, através da cana de açúcar, tendo durante a sua produção a captura de CO2.

  • RADICI

Os objetivos de lançamentos da Radici é produzir cada vez mais especialidades dentro de um sistema sustentável, contando com apresentação do projeto OCS – Ocean Clean Sweep, convidando players e clientes para um objetivo de bem em comum. Hoje a Radici possui impacto de aproximadamente 9% no volume global do grupo em compostos.

  • CARNEVALLI

A empresa nacional vai apresentar sua série de extrusorasda linha Polaris, com modelos para a produção de filmes com até 11 camadas.

  • CROMEX

A empresa vai mostrar seus masterbatches brancos e pretos, concentrados de cor e aditivos sob certificação como ISO 14001 e OHSAS 18001.

  • ELETRO FORMING

Empresa irá apresentar sua linha de transformadoras para bandejas, tampas, descartáveis e embalagens.

  • INBRA

A empresa irá divulgar os plastificantes para PVC da linha Inbraflex, em duas versões baseadas em óleos epoxidados de soja e de semente de linhaça.

  • INDÚSTRIAS ROMI

Empresa vai expor quatro linhas de máquinas injetoras com força de fechamento de até 10.000 kN para trabalhar com diversos materiais.

  • NANOX

Divulgando seus agentes para proteção antimicrobiana e outros aditivos desenvolvidos com base em nanotecnologia.

  • MECALOR

Conta com a sua linha de chillerse equipamentos para climatização e ensaios térmicos para divulgar na K.

  • REIFENHAUSER

A fabricante de equipamentos visa oferecer modelos capazes de trabalhar com materiais reciclados e também com biopolímeros, alinhando suas estratégias para a Economia Circular.

  • BATTENFELD CINCINNATI

A proposta para a Economia Circular inclui o desenvolvimento de instalações que são capazes de fazer a descontaminação de matérias reciclados.

  • KRAUSS MAFFEI

Anunciou medidas de racionalização e o reuso de recursos como matéria-prima, energia. Durante o evento vai exemplificar sua proposta apresentando em uma injetora.

A Feira K é a feira mais importante de plásticos e borracha, apresentando a gama completa de serviços do setor ao mais elevado nível mundial, levando empresas a negócios e contatos novos, se destacando no mercado.

Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para saber mais novidades receber os conteúdos de qualidade do mercado plástico.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo