Banner Diamante Plástico 10 anos
Notícias

Economia Circular do plástico

A empresa iWrc tem investido em iniciativas que proporcionam transparência e rastreabilidade a circularidade de resíduos plásticos

A iWrc, é especialista em soluções sustentáveis, tem avançado no mercado brasileiro com iniciativas que promovem a economia circular.

A princípio, a estratégia da empresa é reunir serviços, tecnologia e a universidade iWrc, que foi criada para desenvolver e capacitar cooperativas de catadores.

Leia mais:

Atualmente, a iWrc conta com 12 marcas parceiras e cinco ONGs, com presença em cinco países.

A expectativa da empresa aumenta ao imenso potencial de crescimento do setor. De acordo com estudos do PICPlast (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico), 23,1% dos resíduos plásticos pós-consumo foram reciclados em 2023 no Brasil.

Esse levantamento ainda indicou que 1,4 milhão de toneladas de resíduos plásticos foram consumidos na reciclagem, em 2020.

Assim, representando um crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior. Desses, um milhão de toneladas são de plástico pós-consumo e 368 mil são de plástico pós-industrial.

Transparência e rastreabilidade na cadeia de suprimentos

iwrc soluções sutentaveis

Com isso, a iWrc tem investido em iniciativas que proporcionam transparência e rastreabilidade de ponta a ponta na cadeia de suprimentos.

Dessa forma, criando um ecossistema socialmente certificado, capaz de capacitar o setor.

Governança e Políticas que envolvem Transações de Recicláveis, Contratos de Material Socialmente Assegurado (Sama, BI, entre outras ferramentas estão em suas estratégias.

Nesse sentido, Michael Maggio da iWrc, destaca: “Tudo isso facilita a transação de recicláveis, estimulando o mercado”.

A empresa também promove uma cadeia de suprimentos sustentáveis para materiais reciclados.

Para auxiliar parceiros de negócios em seus estabelecimentos e aprimorar o conhecimento de seu papel na economia circular e logística reversa.

Plataforma para conectar o ecossistema

A empresa lançou a plataforma iWrc, a fim de conectar o ecossistema da cadeia de suprimentos e promover inovação com assertividade.

Maggio explica: “Esse sistema envolve tanto o setor público quanto o setor provado”.

Além disso, a universidade iWrc serve como lugar de desenvolvimento e capacitação de cooperativas de catadores.

Assim, possibilitando a inclusão social e financeira dos catadores, promovendo mudanças sistêmicas e de trabalho decente.

Com isso, cerca de 2 mil trabalhadores já passaram pela universidade.

Por fim, a expectativa do executivo é crescer no Brasil e atingir 150 mil toneladas de recicláveis pós-consumo.

Maggio conclui: “O país tem esse potencial e sabemos explorá-lo. Temos todas as ferramentas para isso”.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo