Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlásticoPlástico pelo mundoSustentabilidade

Ebook sobre classificação do plástico, mais de 1.200kg de tampas coletadas e transformação de resíduos plásticos em arte

Plástico pelo mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. E-book apresenta os benefícios da classificação de plástico e sua importância para a reciclagem. Aleam já enviou 1.200kg de tampinhas plásticas para reciclagem graças a projeto. RioMar apresenta mostra de arte feito com resíduos plásticos

Ebook sobre classificação do plástico, mais de 1.200kg de tampas coletadas e transformação de resíduos plásticos em arte

E-book ajuda na conscientização social sobre reciclagem

Para explicar como a classificação do plástico, o Movimento Plástico Transforma desenvolveu o e-book “ As mil faces do plástico”. O e-book destaca sua importância para a sociedade e as facilidades que traz para a reciclagem. Além disso, o livro digital mostrar os principais tipos deste material, dando ênfase à necessidade da conscientização pública sobre separação de resíduos. 

O e-book também faz parte do MPT explica, isto é, uma séria que busca educar e conscientizar a população sobre o plástico. Assim, ele destaca o funcionamento da economia circular e analisa os mitos e verdades sobre o material. 

Ainda, para contribuir com a conscientização geral sobre a classificação dos materiais, o Brasil elaborou a norma técnica NBR 13.230:2008. Esta norma ajuda a classificar os plásticos em seis categorias principais, além de uma designada como “outros”. 

Diante disso, Simone Carvalho, do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma, explica que quando se entende as diversas faces dos plásticos, torna-se possível promover práticas sustentáveis, e construir um futuro consciente e equilibrado. 

Sendo assim, ela comenta: “Acreditamos que, só a conscientização e a entrega de informações corretas sobre o plástico, como ele deve ser usado no dia a dia e descartado corretamente, são capazes de mudar a visão da sociedade sobre este material”. 

Esta série focada em educar a sociedade sobre o material está armazenada no portal MPT, para download, ajudando a população a conhecer ainda mais sobre o plástico. 

Projeto da Aleam envia mais de 1.200kg tampinhas plásticas para reciclagem

Buscando a união da solidariedade e preocupação ambiental, a Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas), promove o recolhimento de tampas plásticas pelos servidores, que depois são entregues ao Gamma (Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia). Aleḿ de outros programas de coleta seletiva organizados pela Casa Legislativa. Em maio de 2024, eles enviaram cerca de 200 quilos de tampinhas ao Gamma. 

A iniciativa da Comissão de Saúde e Previdência, presidida pela deputada estadual Dra. Mayara Pinheiros Reis, visa arrecadar esse material para o programa “Tampinha Legal”, que conta com apoio da Diretoria de Assistência Social, dos funcionários da Casa e dos parlamentares.

Assim, a deputada explica: “Ao mesmo passo que nós ajudamos a preservar o meio ambiente, contribuímos com o Gamma, que auxilia mulheres mastectomizadas, amparando-as nesse momento difícil da vida delas. Junto a isso, conscientizamos a população da importância da reciclagem desse material”. 

A campanha iniciou ainda em 2023, e depois de quatro edições, somam-se 1.200 quilos de tampinhas plásticas para reciclagem. 

Com esse alcance, a presidente do Gamma, destaca a importância da atividade, tanto para a sociedade, quanto para as mulheres atendidas. Nesse sentido, ela afirma: “Essas tampinhas se transformam em lenços, em chapéus, em próteses artesanais de mama, em pagamento de aluguel, porque afinal de contas, essas tampinhas nos salvam, nos ajudam e nos incentivam a continuar essa caminhada, ainda mais com essa parceria com a Assembleia Legislativa”. 

Transformação de resíduos plásticos em arte

Celebrando a Semana do Meio Ambiente, o RioMar Recife promove a mostra “A Transformação do Plástico com Arte e Sustentabilidade”. A exposição acontece no Piso L2, próximo à loja Sephora, e tem acesso gratuito, além de ficar até o dia 10 de junho. 

Está a mostra de artes tem como objetivo promover a reflexão sobre o descarte incorreto, e como a reutilização consegue transformar resíduos plásticos em arte. Assim, a mostra conta com a curadoria de Ângelo Filizola e com obras da artista Thaiana Santos, responsável por fazer a transformação de resíduos urbanos em obras. 

Com isso, Santos reutiliza garrafas PET para criar peças decorativas que são economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas. Além disso, o espaço da mostra destaca luminárias, puffs e mesinhas elegantes e criativos, sendo todos esses itens feitos a partir de garrafas PET.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo