Banner Diamante Plástico 10 anos
IndústriaNotíciasPlásticoSustentabilidade

Descubra o que são os periféricos para a indústria do plástico

Para o setor de plástico os periféricos têm como objetivo contínuo otimizar as linhas de produção, priorizando a maximização da eficiência operacional, a redução de custos e a melhoria da qualidade dos produtos fabricados

Descubra o que são os periféricos para a indústria do plástico

Os periféricos se configuram como aparelhos que enviam e recebem informações para as máquinas. Em outros termos, tratam-se de equipamentos que operam de maneira integrada com as máquinas na indústria. Com isso, acontece a automatização do sistema de produção, assim, melhorando o fluxo na indústria. 

Na imagem aparece um periférico da indústria do plástico

Embora os periféricos não façam parte da unidade central do computador nas máquinas, ele trabalha com o tratamento de suas informações. Desse modo, existem tanto os periféricos de entrada, quanto os periféricos de saída.

Leia mais:

Sendo assim, esses equipamentos contam com diversas opções, porém, cada uma tem sua função pré-definida. Diante de sua importância, estes aparelhos auxiliam na continuidade da produção industrial, afinal, as máquinas transformadoras não atuam sem os periféricos. 

Além disso, eles auxiliam no processo de moldagem das peças e na regulagem de temperatura. Bem como dinamizam o tempo e, assim, garantem uma melhor qualidade nos processos. Com isso, obtém-se o aumento da produtividade de forma sustentável, pois eles ajudam a evitar o desperdício de água, energia e tempo.

Quando se fala de periféricos para plástico, eles aparecem como alimentadores, secadores, funil, termorreguladores, unidade de água gelada, selecionadora óptica, chiller, robôs, moinhos e outros. 

E, ainda, esses equipamentos também estão na indústria para setor farmacêutico, automotivo, alimentício, na área de cosméticos, descartáveis e reciclagem.

Enquanto isso, as máquinas transformadoras de plástico se caracterizam como: extrusoras, injetoras, rotomoldagem e sopradoras. No entanto, sem os periféricos, essas máquinas não funcionam. 

E como estão em várias máquinas transformadoras, os periféricos possuem componentes eletrônicos, mecânicos e hidráulicos, com funções definidas para as máquinas.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo