Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlásticoSustentabilidade

Descoberta aponta plástico como fonte valiosa para indústria de energia e mineração

Pesquisadores encontraram em plásticos descartados uma forma de produzir hidrogênio limpo e como gerar grafeno. A inovação aponta ganho econômicos, ambientais e sociais para indústria de energia e mineração

Descoberta aponta plástico como fonte valiosa para indústria de energia e mineração

Estudiosos da Universidade Rice encontraram uma forma de produzir hidrogênio a partir de resíduos plásticos. Além de seu potencial revolucionário para a indústria de mineração, também coopera com a indústria de energia. Isso porque a descoberta não contribui somente para a redução de resíduos plásticos, mas também entregue uma solução econômica para a produção de hidrogênio limpo. 

Na imagem aparecem garrafas plásticas transparentes e o símbolo da reciclagem

Assim, o método inovador de baixa emissão também gera grafeno, que é um subproduto importante para ajudar na redução de custos de produção. O grafeno, amplamente usado na mineração, trata-se de um material durável e leve, pois sua composição contém apenas uma camada de átomos de carbono. 

Leia mais:

Sendo assim, a descoberta dos pesquisadores representa uma nova forma de lidar com resíduos plásticos, pois dão a eles um potencial de uma fonte valiosa de produtos importantes para outros segmentos. Com isso, o material mostra sua ampla abrangência e uso. 

Desse modo, a descoberta também coopera com a economia circular, pois, mais uma vez, os resíduos são vistos como um ponto de início de um ciclo de produção. 

Descoberta com plástico agrega valor às produções e setores  

Em relação à produção de hidrogênio a partir de plástico descartados, mais benefícios podem ser notados a adicional criação de grafeno. Uma vez que o plástico também vai impactar positivamente a reciclagem ao apresentar mais uma forma de uso. 

Porém, no setor de mineração, mas principalmente no setor de energia, porque se mostra como uma opção válida diante das demandas por energia limpa. Assim, abordagens como esta atuam como uma chave para um futuro mais sustentável. 

Ao unir tecnologia avançada e responsabilidade ambiental, essa pesquisa apresenta perspectivas significativas, afinal apresenta o plástico como uma fonte valiosa de energia limpa e de materiais de alto valor. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo