Casa / Notícias / Descarte dos plásticos e boas práticas de consumo são temas do livro lançado pela Plastivida

Descarte dos plásticos e boas práticas de consumo são temas do livro lançado pela Plastivida

Utilizado como apoio as ações de educação ambiental da entidade, o livro é intitulado

‘Nós e o Plástico’

Promover a educação ambiental, o consumo responsável e o descarte correto dos plásticos são os objetivos da Plastivida e, para disseminar esse lema, principalmente entre as crianças, que são o futuro do mundo, o instituto lançou o livro infantil ‘Nós e o Plástico’, que mostra a presença constante dos plásticos no dia-a-dia das pessoas e quais os benefícios que eles trazem, como a leveza, praticidade, durabilidade, segurança, higiene e bem-estar. Além disso, o livro mostra a importância da reciclagem, coleta seletiva e formas de reutilização dos plásticos.

Miguel Bahiense, presidente da entidade, reforçou: “O intuito é oferecer informação correta sobre a contribuição dos plásticos à vida moderna, em conjunto com boas práticas de consumo e descarte adequado, estimulando crianças a compreenderem que seu papel é fundamental na preservação do meio ambiente”.

Para atrair as crianças, o livro conta com palavras cruzadas, caça-palavras e ilustrações para colorir, levando sempre ao leitor mirim a importância do uso sustentável dos produtos plásticos que são utilizados todos os dias pela sociedade, em geral desde pequenos.

“É importante trabalhar o tema ‘reciclagem’ com as crianças, porque esse tipo de conhecimento passa a ser vivido na prática e acaba se tornando um hábito para a vida delas e de seus familiares”, completou Bahiense. O ‘Nós e o Plástico’ ainda serve como suporte para a educação ambiental que a Plastivida promove, como em ações nas escolas, oficinas para as crianças, eventos, workshops, entre outros.

Com esse lançamento, a Plastivida objetiva ampliar o alcance das informações, e por isso o livro será disponibilizado para que, parceiros, empresas, ONGs, escolas e instituições de ensino, utilizem a obra para passar o conhecimento adiante. “Queremos com isso ampliar o alcance da publicação, que é de fundamental importância para que a relação da sociedade com os plásticos seja mais harmoniosa a cada dia”, finalizou.

Para ter acesso ao material, é necessário contatar a entidade. Os interessados poderão ter acesso ao arquivo em PDF para publicação e também para inclusão do seu logotipo, sendo que o livro poderá ser utilizado para ações próprias de cada adquirente, voltadas à sustentabilidade. 

Sobre a Plastivida

Diálogo e inovação, conhecimento e ação são a base da Plastivida. A proposta da empresa é articular e ativar uma rede de cooperação que integre produção, consumo e pós-consumo nas cadeias em que os plásticos estão inseridos, entre a indústria e a sociedade. Sendo um instituto socioambiental dos plásticos e atuando de maneira colaborativa através da educação ambiental, a Plastivida tem o intuito de disseminar informações precisas e científicas relacionadas ao plástico, e busca compartilhar as responsabilidades pelo consumo consciente e pela gestão pós-consumo dos plásticos.

Para propagar informações confiáveis sobre os plásticos e seu uso responsável, a Plastivida atua nos relacionamentos com diversos públicos, através de empresas associadas, organizações de imprensa, associação de classe, entidades, formadores de opinião, órgão governamental, legislativo e sociedade em geral.

Utilizar a educação ambiental como forma de atuação no mercado dos plásticos é a forma de atingir o público desejado e expandir benefícios que os plásticos oferecem para o meio ambiente e a sociedade. Essa expansão acontece através de palestras para diversos públicos e em todo o Brasil, de exposições pelo país que levam o conhecimento sobre o plástico para a população e ao próprio setor produtivo, de eventos que ressaltam a importância do consumo e o descarte adequado dos plásticos, na própria educação escolar e na Escola de Consumo Responsável, que tem o objetivo de ensinar as boas práticas de consumo e de reutilização do plástico. Essa escola pode ser acessada em todo Brasil gratuitamente, pois é uma ferramenta online projetada para oferecer educação ambiental a distância, contando com módulos específicos e videoaulas para educadores, estudantes, profissionais do varejo e gestores do meio ambiente.

Para mais informações, acesse o site www.plastivida.org.br.

Além disso, verifique

Plástico feito com nanofibras de celulose é realização brasileira

Maior facilidade de degradação e menor custo são alguns dos benefícios das nanofibras  Desenvolver um …