Super Finishing
Notícias

Conheça a história da indústria do plástico

Desde o surgimento dos polímeros até a instalação das indústrias de plástico no Brasil

A indústria surgiu por volta de 1860, quando o inglês Alexandre Pakers iniciou seus estudos com o nitrato de celulosa, que é um tipo de resina que recebeu o nome de ‘Parkesina’. Esse material era sólido e tinha como características principais a flexibilidade, resistência à água, cor opaca e facilidade para pintura. Em 1890 o tipógrafo americano John Wesle Hyatt, que já havia pesquisado e estudado sobre tal material, o aperfeiçoou e o chamou de celuloide – uma versão comercial do nitrato de celulosa com adição de piroxilina, cânfora, álcool, polca de papel e serragem e, então surgiu a primeira matéria plástica artificial.

No mesmo ano foi inaugurada a primeira fábrica da nova matéria-prima, a qual foi chamada de Albany Dental Plate Company, nome que é resultado da celuloide ter sido utilizada, em primeira mão, por dentistas. Três anos mais tarde o nome ‘celuloide’ foi registrado e, por sua facilidade de trabalho, foi um sucesso.

Já em 1920, Hermann Staudinger iniciou seus estudos teóricos sobre estrutura e propriedades dos polímeros naturais – celulosa e isoprene – e sintéticos. Ele mostrou que, os polímeros são constituídos de moléculas em forma de longas cadeias formadas a partir de moléculas menores, por meio de polimerização – antigamente se acreditava que os plásticos eram compostos de anéis de moléculas interligados.

Apesar de, na época, não terem sido bem aceitas as teorias do estudioso, por volta dos anos 30 nasceu o poliestireno, que tem como material-base eteno e benzeno. Entretanto, a produção comercial deste material só iniciou na Alemanha, em 1936.

Início da produção de material plástico no Brasil

Em 1949 foi inaugurada a primeira fábrica de poliestireno, a Bakon S.A, em São Paulo. A comercialização de poliestireno foi de alto impacto e, no início dos anos 60, Lambert desenvolveu o processo para moldagem de poliestireno expandido. E então iniciou a indústria de plástico no Brasil, material que substitui matérias-primas utilizadas pela sociedade há milhares de anos, como vidro, madeira, algodão, celulose e metais.

A partir de 1945, as matérias-primas plásticas adentraram a casa das pessoas, independentemente de sua condição social. A substituição progressiva dos materiais tradicionais mudou o conceito de forma, ergonomia e utilidade dos objetivos que o homem estava acostumado a manusear no dia a dia.

Com a introdução do plástico no mercado de forma mundial, novas demandas surgiram com o tempo, como produtos descartáveis, artigos para lazer, eletroeletrônicos, potes, entre outros. No setor de eletrodomésticos, por exemplo, o plástico está em constante crescimento e evolução até os dias atuais, onde é considerado essencial para o progresso da humanidade. O aperfeiçoamento das tecnologias de transformação desta matéria tão importante caminha na mesma intensidade da história dos polímeros.

Com a quantidade de plástico utilizada em diversos setores atualmente, como construção civil, aviação, automobilístico, eletrônico, informática, saúde, embalagens, alimentação, entre outros, é impossível imaginar a vida sem esse material que é tão fundamental.

Ação especial para a Semana da Indústria Plástico Virtual

O dia da indústria está próximo, e para comemorar em grande estilo, o Plástico Virtual tem uma ação especial exclusiva para você. Destaque sua empresa no melhor portal que gera negócios para o mercado do plástico com descontos e novidades incríveis na Semana da Indústria Plástico Virtual. Acompanhe-nos para saber mais!

Tag

Artigos relacionados