Super Finishing
EconomiaNotíciasPlástico

Conheça a Campanha Mares Limpos

ONU e Instituto Ecosurf promovem limpeza de praias

Este ano, pessoas e empresas começaram a se preocupar mais com a preservação e restauração do meio ambiente. A ONU (Organização das Nações Unidas) Meio Ambiente e o Instituto Ecosurf promoveram a 2ª edição da Campanha Mares Limpos, que está cadastrando ações de limpezas de praias que foram programadas durante o mês de setembro.

O mutirão de limpeza começou na praia em Itapoá (SC), e superou a edição anterior que teve 136 grupos inscritos em 18 estados brasileiros, que coletou cerca de 24 toneladas de resíduos das praias e rios. Em 2017, 57 grupos registraram resíduos de 53 praias litorâneas e outras localidades, como margens de rios, lagos e lagoas, na coleta os itens mais encontrados foram: canudos, bitucas de cigarros, tampas de garrafas, garrafas PET, sacolas plásticas, embalagens plásticas, copos e pratos descartáveis, garrafas de vidros, pedaços de isopor e talheres plásticos. Além de aparelhos eletrodomésticos danificados, móveis e cerca de mil pinos eppendorf – usado para transporte de entorpecentes.

Segundo a ONU, esta mobilização nacional é imprescindível para aumentar a visibilidade do problema enfrentado por brasileiros, pontuando melhorias. Os dados das coletas serão reunidos em um relatório e entregues ao Ministério do Meio Ambiente, para subsidiar as discussões do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, previsto para ser lançado em 2019.

A Campanha Mares Limpos foi lançada em 2017 e durante cinco anos terá ações que incentivem pessoas e empresas a reduzirem o descarte incorreto do plástico, com o objetivo de conter a poluição dos mares.

Quer receber notícias exclusivas do setor plástico? Preencha o formulário abaixo.

Tag

Artigos relacionados