Bulher
NotíciasPlástico

Como ser um técnico em manutenção de máquinas injetoras

Vando Tiburcio do Blog Papo Técnico compartilha neste artigo dicas sobre como seguir a carreira de técnico no setor de injetoras e como se destacar neste mundo da manutenção

Se você quer ser um técnico em manutenção de máquinas injetoras de plástico, neste artigo vou te passar o caminho das pedras para se dar bem nesse universo maravilhoso e desafiador das máquinas injetoras de plástico.

Alguns pontos que você precisa conhecer:

Elétrica/eletrônica

Como qualquer máquina, as máquinas injetoras de plástico têm um sistema eletro eletrônico, onde se destacam os CLP’s, relés diversos, sistemas de controle de temperatura, controle eletrônico de pressão e vazão do sistema hidráulico, inversores de frequência, servo bombas, entre outros, formam o sistema eletroeletrônico de uma máquina injetora.

Mecânica

A mecânica das máquinas injetoras têm algumas peculiaridades que precisam ser entendidas, sendo assim, o domínio dos conceitos mecânicos são primordiais ao técnico em manutenção de máquinas. 

Hidráulica

No entanto, você jamais será um técnico de manutenção que o mercado precisa se não entender os conceitos de manutenção hidráulica industrial. 

As injetoras contam, em sua maioria, com válvulas hidráulicas proporcionais e direcionais.

Percebeu? Você vai precisar entender uma máquina injetora de forma global para poder fazer a sua manutenção. 

Todavia, isso não é tudo, tem também o processo produtivo. Sim, se você não souber ajustar uma máquina injetora, navegar entre suas diversas páginas, conhecer os tipos de materiais existentes, você não terá sucesso como técnico em manutenção. 

Então, percebeu qual é a grande dificuldade dessas máquinas? Apenas dominando os conceitos citados acima e tendo tempo e vivência com o equipamento você vai se tornar um técnico desejado pelo mercado.

A importância dos cursos para um técnico

Os cursos de aperfeiçoamento são muito importantes, procure o Senai da sua região, busque cursos como, por exemplo:

  • De preparador e regulador de máquinas injetora;
  • Segurança na operação de máquinas injetora;
  • Cursos de materiais empregados no processo produtivo.

O curso técnico em plásticos fornecido pelo Senai, é um diferencial enorme mesmo para quem atua na manutenção, pois, como citei anteriormente, conhecer a máquina e todo o processo produtivo, te colocará em uma posição muito acima dos seus concorrentes a vagas na indústria. 

Além disso, conheça os principais fornecedores de máquinas e equipamentos, participe de feiras, congressos, treinamentos de fabricantes de máquinas. 

Truques para se aprimorar ainda mais no setor de máquinas injetoras

Mas aqui vai o pulo do gato, que vai fazer com que você suba seu nível como profissional de manutenção de máquinas injetoras.

Faça amizade, procure fazer contato com técnicos experientes em manutenção. 

Se cerque de pessoas que são referência neste ramo, leia, pesquise, busque por treinamentos. 

Participe de grupos de técnicos. Isso foi o que serviu para mim e te garanto. 

Como resultado, se você seguir estes passos e for um apaixonado por manutenção de máquinas injetoras como eu, tudo dará certo para você também.

Agora que você já sabe quais são os passos para se tornar um bom técnico em manutenção de máquinas injetoras, te digo que leva tempo. 

Em média dois anos para que você possa se sentir seguro o suficiente para atuar com segurança na manutenção, elétrica, mecânica, eletrônica e principalmente hidráulica. 

Dessa forma, para finalizar, deixo para vocês um conselho de quem passou pelo caminho das pedras para aprender e dominar a manutenção de máquinas injetoras: continue, tenha paciência e muita perseverança. 

A cada problema solucionado você somará a sua experiência e acredite. Isso é maravilhoso.

Bem-vindo ao mundo da manutenção.

Sucesso!

*Artigo exclusivo de Vando Tiburcio Bulio, do Blog Papo Técnico, para o portal Plástico Virtual. 

Além deste artigo, no portal Plástico Virtual você encontra diversos materiais feitos por especialistas no setor que podem te atualizar, auxiliar e guiar no mundo do plástico. 

Aproveite e saiba como realizar a Instrução de Trabalho e Ficha Técnica de Injeção.

 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Botão Voltar ao topo