Banner Diamante Plástico 10 anos
EmbalagemNotíciasPlásticoSustentabilidade

Como fazer o descarte correto de materiais para a reciclagem

Embora mais de 705 da população saiba da importância de reciclar materiais, muitos não praticam coleta seletiva e descarte correto. Entenda as etapas de descarte de resíduos plásticos e quais contribuições esta ação traz ao meio ambiente

Como fazer o descarte correto de materiais para a reciclagem

De acordo com uma pesquisa feita em 2022 pelo Ibope, juntamente com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 77% da população reconhece a reciclabilidade de materiais como o plástico, mas não pratica a coleta seletiva, mostrando a importância de realizar ações que revertam esta realidade. 

Imagem de uma pessoa fazendo o descarte correto de materiais.

Assim, a reciclagem e a coleta seletiva se mostram essenciais no cenário atual, pois são mais do que simples processos, elas surgem como ferramentas indispensáveis para a construção de um futuro sustentável. Portanto, ao separar lixo em casa, a população ajuda na redução de materiais seguindo fluxos incorretos. 

Além disso, essa ação ligada à reciclagem, permite que os materiais sigam para a transformação, e se tornem novos produtos. 

Leia mais:

Nesse sentido, para a professora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifor (Universidade de Fortaleza) Lamarka Lopes e CEO da Lamarka Ambiental Consultoria, ressalta a importância do descarte correto para o equilíbrio ambiental. 

Assim, ela pontua: “Ao direcionar esses materiais para reciclagem, é reduzida a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, evitando-se a necessidade de extrair recursos naturais. Contribuindo para a conservação dos ecossistemas e promovendo ainda a economia circular”.

Etapas do descarte correto 

Primeiramente, é importante separar os materiais plásticos dos resíduos orgânicos e outros tipos de lixo, na primeira etapa, podemos usar lixeiras coloridas ou separá-los em sacos. A lixeira dedicada a resíduos de plástico tem a cor vermelha. 

Para fazer o descarte ideal, sugere-se limpar os recipientes, principalmente aqueles que possuem resíduos de comidas, bebidas ou outro material. Desse modo, facilita-se o processo de reciclagem e se evita a contaminação. Em seguida se deve secar os materiais para evitar mofo e mau cheiro.

Então, podemos contar com os pontos de coleta disponíveis em nosso município, ou entrar em contato com coletores ou empresas de reciclagem que fazem a coleta nas residências. 

Assim, destacamos a importância de sempre pesquisar sobre formas de descartar corretamente os resíduos produzidos. Além de comunicar-se com amigos e familiares para incentivar a coleta seletiva e o descarte adequado. 

.Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo