Banner Diamante Plástico 10 anos
Feiras / EventosIndústriaNotíciasPlásticoSustentabilidade

Como as tendências do Color Trend 2025 impactam as indústrias e ressaltam a cultura brasileira

Carlos Moreira e Gabriela de Matos, em entrevista ao Portal Plástico Virtual, comentam sobre a impacto positivo do Color Trend 2025 para as indústrias e suas cores e formas que exaltam a diversidade brasileira

Como as tendências do Color Trend 2025 impactam as indústrias e ressaltam a cultura brasileira

O Color Trend, um estudo do Think Plastic Brazil, vem revolucionando o modo da indústria de abordar o design e a inovação, tem lançamento previsto para o dia 21 de junho de 2024, durante o Fispal Tecnologia 2024. Trazendo novidades na abordagem atualizada sobre cores e formas, o estudo de tendências de 2025, traz impactos significativos para a indústria e sociedade. 

Na imagem aparecem Carlos Moreira, direto executivo do Instituto Nacional do Plástico e Gabriela de Matos, arquiteta e curadora do Color Trend 2025. Carlos usa paletó cinza, tem pele branca e cabelos castanhos. Gabriela usa uma blusa social branca, tem a pele negra e os cabelos brancos com dreads e tranças.

Assim, o projeto visionário, nascido da necessidade do mercado, está se tornando uma referência não apenas no Brasil, mas também no cenário global. 

Leia mais:

Nesse sentido, em uma entrevista ao Portal Plástico Virtual, Carlos Moreira, diretor-executivo do Instituto Nacional do Plástico e de Projetos do Think Plastic, e Gabriela de Matos, que além de curadora do projeto também venceu Leão de Ouro de Melhor Representação Nacional na Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza de 2023, compartilham insights sobre as perspectivas e a importância desta iniciativa para a indústria e sociedade.

A princípio, o estudo busca destacar a importância das cores e formas no setor de produtos plásticos. Desse modo, com o olhar da arquiteta, Gabriela de Matos, o projeto também visa valorizar e exaltar a verdadeira identidade brasileira. 

O surgimento do Color Trend

Diante disso, Moreira, analisa a jornada de tendências do setor de produtos plástico, que sempre seguiu as tendências da Pantone, uma gigante global no sistema de cores. Porém, inseridos em um cenário pandêmico e suas dificuldades, o Think viu a necessidade de desenvolver um book de cores próprio, o Color Trend. 

Ao longo do tempo, este projeto passou por uma estruturação juntamente com a colaboração de indústrias de masterbatches, empresas de transformação e profissionais renomados mundialmente. Com isso, a iniciativa resultou em uma seleção de doze cores principais, cada uma ligada a uma história única do Brasil. Dessa forma, em 2023 nasceu o Color Trend 2024, desenvolvido por Jum Nakao. 

Perante essa ligação entre tendências estéticas e narrativas culturais, o Think Plastic ressalta que o Color Trend 2025 vai além de cores, mas conta histórias que promovem a imagem do Brasil através dos produtos. 

Valorização cultural e estratégia de negócios

Na última década, o Brasil vem afirmando a identidade negra e indígena como a construtora do que se entende como país. Desse modo, torna-se importante enfatizar a diversidade brasileira através das cores. 

Assim, Matos aponta que a paleta de cores do Color Trend 2025, desejada no mercado internacional, reflete as tendências globais ao mesmo tempo que conta a história das raízes brasileiras. 

Ainda, a arquiteta afirma: “Desde sempre, o que nos diferenciou dos outros países e nos tornou atraentes foi o nosso jeito de ser e de fazer. De ver o mundo. Não sobre o estereotipado ‘jeitinho brasileiro’, classificação carregada de preconceitos, que não representa a verdade do que somos. Nem a honestidade com a qual lutamos e nem os sonhos que carregamos dentro de nós.”

Portanto, para as empresas, essa conexão entre cor e cultura representa uma poderosa estratégia de negócios. Os produtos que incorporam as cores do Color Trend 2025 não apenas se destacam no mercado, mas também promovem uma história autêntica e rica, aumentando seu apelo e valor percebido pelos consumidores. 

Perante isso, Matos destaca: “Conteúdos originários e diaspóricos são os elementos culturais de maior valor no jogo hoje”. Bem como destaca a importância de girar a roda da economia com ética, justiça e reparação social.

O impacto do Color Trend na sociedade e no mercado global

Portanto, o Color Trend 2025 vai além da simples aplicação de cores em produtos plásticos. Ele representa um movimento de valorização cultural e inovação que está conquistando espaço globalmente. Isso porque empresas de diversos segmentos estão adotando essas cores, reconhecendo o valor único que elas trazem ao diferenciar seus produtos no mercado.

Com a aplicação do estudo a vários segmentos, Moreira conta: “No início, acreditávamos que esta iniciativa seria apenas para os segmentos de utilidade doméstica, brinquedos e puericultura, e construção civil. Contudo, nos enganamos, pois todos os demais segmentos do plástico, incluindo as embalagens, passaram a adorar as cores do Color Trend.”

Diante disso, entende-se que o Color Trend, além de impulsionar a competitividade, também coopera para a afirmação de uma imagem positiva do país. Afinal, esta iniciativa se trata de exemplo de como a criatividade e a inovação geram valor econômico e cultural. 

Sem contar a importância da colaboração e da visão estratégica na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo