Banner Diamante Plástico 10 anos
EmbalagemNotícias

Casas de plástico e Companhias que reciclam

Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. Um escritório de arquitetura desenvolveu um projeto com sistema de casas flutuantes à água. Emirates recicla mais de 500 mil quilos de plástico e vidro em um ano. 81,9% das embalagens de plástico do portfólio global da Nestlé é reciclável

Casas de plástico

plástico reciclado a

O MAST, um escritório de arquitetura dinamarquês, criou o projeto “Land on Water”, que consiste em um sistema que permite a construção de parques de acampamentos, casas flutuantes e áreas públicas utilizando plástico reciclado.

A princípio, o sistema inovador utiliza “gaiolas” moduladas, preenchidas com materiais flutuantes locais para criar uma base segura para flutuar.

Assim, possibilitando a construção de estruturas de suporte de peso. 

Além disso, o projeto se desenvolveu para fornecer um habitat ótimo para peixes e moluscos, bem como um ponto de ancoragem para algas marinhas.

O sistema “Land on Water” pode ser facilmente adaptado e ajustado para suportar diferentes pesos e formas. Assim se tornando uma solução resiliente e adaptável ao clima. 

Com isso, o projeto também oferece uma alternativa sustentável e orgânica às grandes cidades flutuantes planejadas atualmente em desenvolvimento.

O escritório de arquitetura está construindo um modelo preliminar de um pavilhão flutuante utilizando o sistema “Land on Water” e está procurando parceiros interessados em construir estruturas flutuantes avançadas e amigas do ambiente.

As casas flutuantes se tornam uma opção inovadora e sustentável de arquitetura, que podem se utilizar em projetos comerciais, residenciais e institucionais. 

Embora o preço dependa da qualidade dos materiais utilizados, o sistema “Land on Water” oferece uma solução acessível e ecológica. 

Mais de 500 quilos de plástico reciclado

A Emirates, companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, reciclou mais de 500 mil quilos de plástico e vidro durante o ano de 2022 de garrafas coletadas a bordo. Essa quantia é quase o peso de uma aeronave A380 da Emirates totalmente carregada.

Isso porque, a cada voo que aterrissa em Dubai, a tripulação de cabine da Emirates trabalha rápido para separar as garrafas de vidro e plástico, que são depois enviadas para uma usina de reciclagem em Dubai. Se sapara o vidro por cor e triturado. 

Depois, os cacos de vidro prontos para fundição são enviados a fabricantes de vidro nos Emirados Árabes Unidos para uso em misturas na fabricação de novas garrafas. 

Se higieniza as garrafas de plástico, em seguida se corta em flocos. Elas também são derretidas em pellets e enviadas aos fabricantes para a produção de outros produtos de plástico. 

Dessa forma, a Emirates e a Emirates Flight Catering deixam de enviar milhares de quilos de vidro e plástico aos aterros todos os anos.

As embalagens recicláveis da Nestlé

A Nestlé conta com 81,9% de suas embalagens de plástico recicláveis. Assim, a multinacional reforça o seu compromisso na redução para metade das emissões de gases com efeito de estufa, até 2030, e atingir a neutralidade carbónica, até 2050.

A companhia ainda comprometeu-se a tornar 100% das suas embalagens reciclável ou reutilizável e a aumentar a utilização de plástico reciclado em um terço.

Um objetivo, aliás, que conta já com uma redução de 10,5%, desde 2018, o ano considerado base para redução. 

Sobretudo, este compromisso significa utilizar mais material reciclado, criar mais embalagens reutilizáveis ou removê-las totalmente sempre que possível.

No início de 2020, a Nestlé anunciou um investimento de até dois mil milhões de francos suíços para acelerar a utilização de plásticos reciclados de qualidade alimentar e o desenvolvimento de soluções inovadoras de embalagens.

Bem como, criar um fundo de capital de risco para embalagens sustentáveis, no valor de 250 milhões de francos suíços.

Isto é, seguindo o objetivo de progredir nos seus compromissos de circularidade, tem havido esforços tanto na conceção das embalagens.

Contudo, independentemente do tipo de material utilizado nas embalagens, qualquer um é considerado efetivamente reciclado se existir um sistema de infraestruturas que apoie a sua reciclagem.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo