Banner Diamante Plástico 24 horas
EconomiaIndústriaNotícias

Atividade industrial fica acima da média em outubro

Os índices de produção, mercado de trabalho e utilização da capacidade instalada apresentaram crescimento, com destaque para o índice de evolução da produção industrial, que alcançou 53,7 pontos

Atividade industrial fica acima da média em outubro

Na semana passada, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgou um desempenho maior que o normal da atividade industrial. De acordo com a Sondagem Industrial, os indicadores ligados à produção, mercado de trabalho e UCI (Utilização da Capacidade Instalada) cresceram em outubro. 

Atividade industrial

Ultrapassando a linha divisória de 50 pontos, o índice de evolução da produção industrial chegou a 53,7 pontos. Este número indica que os empresários notaram que a produção do setor aumentou de forma intensa se comparado a setembro. Assim, o levantamento aponta que o ritmo de alta da produção no período superou o comum. 

Leia mais

Nesse sentido, Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, analisa: “Normalmente, há alta da produção na passagem de setembro para outubro, até por conta das expectativas de vendas mais fortes no fim de cada ano. Em 2024, além dessa expectativa positiva, a demanda por bens industriais já vinha em crescimento e os estoques estão abaixo do planejado há muitos meses.”

Enquanto isso, em outubro, o índice de evolução do número de empregados registrou 51,2 pontos, mantendo-se acima dos 50 pontos desde julho. Isso reflete um aumento contínuo na quantidade de trabalhadores da indústria nos últimos quatro meses. 

Diante disso, a CNI observa que, normalmente, esse indicador tende a cair nesse período, tornando esse resultado atípico um forte indicativo de um mercado de trabalho favorável no setor.

Comportamento de cada índice industrial

Entre setembro e outubro, a UCI subiu dois pontos percentuais, atingindo 74%, um patamar acima da média histórica de 71% para esse período. Desde abril, o indicador tem se mantido constantemente acima da média mensal histórica.

Diferente dos cinco meses anteriores, em outubro o índice de evolução do nível de estoques superou os 50 pontos. Por outro lado, o indicador que compara o estoque efetivo com o nível usual fechou o mês em 49 pontos, abaixo do registrado em setembro. 

Pelo sexto mês seguido, os estoques ainda estão abaixo do que os empresários haviam planejado. Segundo a CNI, isso indica que a indústria provavelmente manterá sua produção nos próximos meses para repor os estoques.

Conforme era previsto, os índices de expectativas apresentaram queda em outubro. O indicador de expectativa de demanda diminuiu 1,4 ponto, atingindo 54,9 pontos. A queda foi semelhante no indicador de intenção de compras de matérias-primas, que passou para 52,9 pontos. 

O índice de expectativa de quantidade exportada recuou 2,2 pontos, ficando em 50,6 pontos. Enquanto o índice de número de empregados teve uma leve diminuição de 0,2 ponto, chegando a 51,8 pontos.

O indicador de intenção de investimento subiu 0,4 ponto, alcançando 58,7 pontos em novembro. Com esse desempenho, o índice mantém uma sequência de quatro meses seguidos de alta.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo