Casa / Perguntas / Aplicações do plástico: você sabe o que pode ser feito com o PTFE?

Aplicações do plástico: você sabe o que pode ser feito com o PTFE?

O que é politetrafluoretileno (PTFE)?

O PTFE (Teflon) é um polímero fluorado, e o flúor assim como outros elementos da coluna dos halogênios possui a propriedade de retardância de chama. Mas o fato de não propagar fogo é apenas uma das excelentes características deste material.

As altas forças intermoleculares geradas pela presença de grandes átomos de flúor, além de dar rigidez à macromolécula, dificultando mudanças de conformação, promovem alta estabilidade térmica, baixo coeficiente de atrito e inércia química. O PTFE só não é um polímero adequado para uso em altas temperaturas como também em baixas, tendo propriedades mecânicas úteis em temperaturas criogênicas até -260°C.

O PTFE é considerado um plástico de alto desempenho, estando um degrau acima dos plásticos de engenharia como as poliamidas e o poliacetal. O PTFE possui viscosidade muito alta, o que impede de ser processado da mesma forma que outros termoplásticos (por injeção, extrusão), sendo necessária à sua utilização na forma de pó, para compactação em molde e sintetização a altas temperaturas.

Características do PTFE

Alta resistência química, baixa constante dielétrica e fator de perda, propriedades mecânicas úteis mesmo em temperaturas criogênicas, baixa resistência à tração e a fluência e antichama.

Aplicações

Cobertura de estádio, fita verde-rosca, revestimento de frigideira, gaxetas, componentes em graxas, piercing, revestimento de tubulação, válvulas, tubos que substituem veias humanas, entre outros.

Além disso, verifique

O que é Bioplástico?

Reciclar para economizar e ser biodegradável: essa é a proposta do bioplástico Diferente do plástico …