Banner Diamante Plástico 10 anos
EmbalagemNotíciasPlástico

Alternativa de reciclagem doméstica pós-consumo 

Com as descobertas das múltiplas utilidades do plástico, as empresas Signode e Repsol formularam uma maneira de utilizar, o polipropileno ready-to-use, na fabricação de cintas para embalagens. A inovação usa plásticos provenientes do consumo caseiro através da reciclagem.

O desenvolvimento trata-se do composto de polipropileno chamado de “Repsol Reciclex RXP33AAA”. Ele contém 30% de plástico reciclado mecanicamente após consumo doméstico. 

Leia Mais:

Através dessa novidade, a Signode, cliente da Repsol, pôde lançar uma gama de cintas com conteúdo de plástico reciclado, semelhante aquelas fabricadas de material prima virgem. 

Um comunicado lançado pelas empresas, aponta que “Assim, colocamos no mercado uma solução para ajudar a cumprir os compromissos de sustentabilidade de muitos sectores industriais que a utilizam na sua logística ou em embalagens industriais, para segurar uma carga durante o transporte”. 

O benefício da incorporação do polipropileno nos produtos 

O  Repsol Reciclex RXP33AAA, além de 30% de reciclagem mecânica do plástico doméstico depois de seu consumo, segue as exigências do esquema Recyclass, que garante a rastreabilidade dos materiais. 

Isto é, fazem parte de um sistema que acompanha e identifica a origem dos plásticos. Assim como também verifica o processo de reciclagem e o destino dos plásticos reciclados ao longo de toda a cadeia de suprimentos. 

Um benefício destacado, tão importante quanto a cooperação para a economia circular, é a redução das emissões de carbono. 

No entanto, para alcançar estes parâmetros, as empresas encontraram desafios na aplicação, pois elas exigem alta consistência e resistência. Então, a equipe de economia circular da Repsol, selecionou os fluxos de materiais reciclados. 

Enquanto a Signode estudou as formulações para que seus produtos tivessem bom desempenho durante a utilização. 

Objetivos futuros para reciclagem

Com o composto de polipropileno Repsol Reciclex RXP33AAA, a marca Signode lançou um catálogo com produtos inovadores e reciclados com propriedades semelhantes às feitas de matéria-prima virgem. 

Enquanto a Repsol revela o seu objetivo de ampliar sua seleção de poliolefinas sustentáveis para aplicações de alto desempenho. 

Ao mesmo tempo que avança em direção à meta de reciclar 20% de sua produção de poliolefinas até 2030 e ao compromisso de se tornar uma empresa com emissões líquidas zero até 2050. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo