Banner Diamante Plástico 10 anos
IndústriaNotícias

Aliança entre Governo de SP e Google fomenta tecnologia na capital

Com a parceria entre o Governo de São Paulo e o Google para criar um centro de engenharia, a capital se fortalece como um hub global de inovação. O projeto, situado no campus do IPT, abrange revitalização, abordagem ampla de assuntos tecnológicos e treinamento específico

Aliança entre Governo de SP e Google fomenta tecnologia na capital

Na quarta-feira, dia 21 de fevereiro, o governador Tarcísio Freitas anunciou a parceria entre o Governo de São Paulo e o Google, para a criação de um novo centro de tecnologia de engenharia da empresa na capital. De modo que, São Paulo se firma como um centro global de inovação e tecnologia. 

Na imagem aparecem representantes da empresa Google e representantes do Governo de SP, como o governador Tarcísio Freitas

Assim, a instalação acontece em uma das edificações localizadas no campus do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O anúncio aconteceu em uma solenidade no Palácio dos Bandeirantes.

Leia mais:

Diante disso, o governador afirma: “Vamos ter o Google em São Paulo com um dos maiores centros de engenharia do mundo. Parabéns ao IPT por estarmos celebrando uma aliança cada vez mais forte entre a academia, o Estado e a iniciativa privada. A gente ganha na abertura de oportunidades, treinamento, capacitação, geração de empregos e perspectivas. Acredito muito na inovação, na ciência, na tecnologia e no estado de São Paulo. Aqui, a gente vai começar a apontar para o Brasil o caminho para, de fato, sermos o país do futuro”. 

No anúncio, compareceram o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, a diretora-presidente do IPT, Liedi Bernucci, e executivos do Google no Brasil. Essa iniciativa integra o IPT Open, e pretende impulsionar e fortalecer o ecossistema de inovação. Por meio da colaboração estratégica entre o setor público, a iniciativa privada, pesquisadores acadêmicos e líderes de startups.

Impulsionando investimentos de tecnologia a longo prazo 

Sendo assim, Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, comenta: “O Google tem um compromisso de longo prazo com o Brasil, país que está entre os maiores mercados para nossas nove plataformas com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, incluindo a Busca”. 

Além disso, completa: “Promovemos um impacto positivo na economia brasileira de mais de R$150 bilhões em 2022 e seguimos investindo e contribuindo para o desenvolvimento do país nas próximas décadas.”

Com início das obras previsto para o segundo semestre de 2024, estima-se que o novo centro de engenharia opere para receber os profissionais do projeto a partir de 2026. Assim, a parceria e iniciativa corroboram com os projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em benefício da população.

Nesse sentido, o secretário Vahan Agopyan declara:  “Alinhado com as diretrizes do Governador Tarcísio de Freitas, buscamos reforçar a importância de parcerias estratégicas para o crescimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, no Estado de São Paulo. Dessa forma, podemos garantir que diversas ações estão sendo realizadas em benefício da população”.

Inovação multidisciplinar 

Nessa perspectiva de inovação, um dos segmentos de destaque está no avanço de soluções fundamentadas em inteligência artificial, com foco em questões de segurança e privacidade no ambiente online.

Isso porque, o espaço IPT tem abordagem multidisciplinar, que estabelece uma colaboração estreita com o centro de engenharia de Belo Horizonte, que representa o primeiro escritório do Google na América Latina.

Portanto, o diretor de engenharia do Google em São Paulo, Alexandre Freire, explica: “O Brasil é uma potência para talentos em engenharia e uma parte fundamental do ecossistema de inovação global do Google. Nosso objetivo é que o novo escritório em São Paulo se torne uma referência em todo o mundo em várias áreas, inclusive no desenvolvimento de Inteligência Artificial para soluções de segurança online.”

Ainda, a colaboração também pretende incentivar a adoção de tecnologias, a troca de conhecimento e a implementação de boas práticas de acessibilidade. Bem como o estabelecimento de um espaço de eventos para conectar a comunidade de desenvolvedores e startups. O projeto também inclui a proposta de de treinamentos do Google Cloud, abertos a estudantes de toda a comunidade acadêmica do IPT.

Como acontecerá a estruturação 

Em relação a implementação do centro, eles explicam que o projeto ocupará o Edifício 1, uma das estruturas principais do complexo do IPT. Porém, de forma a garantir a integridade da arquitetura original de 1940 e estabelecendo ambientes integrados com a comunidade. 

O espaço com 7 mil m², passará por revitalização, mas mantendo as características externas, como a fachada, e o nome original do edifício, Adriano Marchini. Além da renovação das estruturas internas com um design universal acessível, o centro contará com áreas destinadas a eventos, treinamentos e um auditório.

Desse modo, a diretora-presidente do IPT, Liedi Bernucci, declara: “Há quase 125 anos o IPT busca, com base em sua missão, criar e aplicar soluções tecnológicas para aumentar a competitividade das empresas e promover a qualidade de vida da sociedade. Ao longo desta história a criação do programa IPT Open se traduz em uma iniciativa que abre o campus IPT para instituições instalarem seus centros de inovação envolvendo startups, empresas públicas e privadas, universidades, pesquisadores e órgãos de governo no mesmo ambiente”

Bem como complementa: “É dentro deste ecossistema que a Google chega para instalação do seu Centro, trazendo a visão de criar um futuro mais inteligente, no qual a tecnologia melhore a vida das pessoas. A presença da Google no programa oferece uma série de benefícios, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e oportunidades futuras em nossa sociedade.”

Dentro das iniciativas de sustentabilidade arquitetônica, o centro inovador incorporará sensores e janelas automatizadas para facilitar a ventilação natural dos espaços. Adicionalmente, conta com implementações de placas fotovoltaicas para a geração de eletricidade, complementadas por sistemas eficientes de drenagem.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo