Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ABIEF divulga dados sobre embalagens plásticas flexíveis 

Pesquisa da Maxiquim, feita com exclusividade para ABIEF (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis), revelou o aumento na produção de embalagens plásticas flexíveis no terceiro trimestre de 2023.  Embora a transição do governo tenha sido um momento de adaptação, como sinaliza Rogério Mani, presidente da ABIEF, o cenário econômico está apresentando melhoras. A […]

Pesquisa da Maxiquim, feita com exclusividade para ABIEF (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis), revelou o aumento na produção de embalagens plásticas flexíveis no terceiro trimestre de 2023. 

Embora a transição do governo tenha sido um momento de adaptação, como sinaliza Rogério Mani, presidente da ABIEF, o cenário econômico está apresentando melhoras. A primeira foi destacada pela pesquisa, que anunciou a crescente de 7,1% na produção do setor, se comparado ao trimestre anterior. 

Leia mais: 

    Além disso, Mani, destaca que o cenário de redução da taxa de juros se confirmou e a confiança do empresariado está sendo retomada. Porém, o presidente ainda analisa: "ainda paira uma certa incerteza em relação ao cumprimento da meta fiscal, que pode influenciar a conjuntura em algum nível”. 

    Diante disso, a expectativa é de que o quarto semestre também seja de crescimento, frente o fator sazonal, e da melhoria do ambiente econômico. Sendo assim, os dois fatores são influenciados pela continuação da redução de taxas de juros e das quedas no desemprego. 

    Pesquisa revela que Brasil é o maior mercado do setor de embalagens plásticas flexíveis na América Latina 

    O estudo da Maxiquim apresentou a posição contínua do Brasil, como o maior na produção e venda de embalagens plásticas flexíveis. Essa colocação se deve a participação de 54% nas 3,9 milhões de toneladas produzidas na região. 

    Entretanto, é o Chile quem lidera o consumo per capita desse tipo de embalagem, porque a divisão apresenta 15,4 kg por habitante. Em segundo lugar, vem a Argentina com 15 kg/habitante. Então, em terceiro lugar está o Brasil, com 10 kg/habitante. 

    Apesar disso, Mani, explica que: “O destaque destes países são as aplicações de filmes na agricultura e na mineração, lembrando que a média da região é de 11,1 kg/habitante”. 

    Cenário e porcentagens do uso no terceiro trimestre  

    Ao todo, 576 mil toneladas de resinas foram utilizadas para produzir embalagens flexíveis no Brasil, durante esse período. 

    A princípio, o PEBD (polietileno de baixa densidade) e PEBDL (polietileno linear de baixa densidade) foram os mais significativos, pois tiveram participação em 77% das produções. Enquanto o PP (polipropileno) foi o segundo mais usado, com 16%, em seguida, o PEAD (polietileno de alta densidade) teve 7%. Já as resinas recicladas foram usadas em 4% do total. 

    O presidente da ABIEF esclarece: “É importante ressaltar que 2023 vem sendo um ano desafiador para a indústria de reciclagem, uma vez que os preços das resinas virgens caíram, reduzindo a atratividade de uso dos materiais reciclados.”

    Quanto ao total de embalagens plásticas flexíveis produzidas no terceiro trimestre, o número alcançou 561 mil toneladas:

    • Shrink (encolhíveis): 12%
    • Stretch (estiráveis): 9%
    • Sacos e Sacolas 

    Já o restante foi usado em outros tipos de embalagens. 

    No que se refere aos clientes do setor, a indústria de alimentos é a principal, com 42%, seguida pela agropecuária se referindo a 16%, e industrial com 14%. 

    Por ser uma pesquisa ampla, ela ainda destacou que as importações desse tipo de material mantiveram-se estáveis durante o terceiro semestre de 2023, isto é, o patamar continua com 17 mil toneladas. Com relação às exportações houve uma redução, encerrando com 32 mil toneladas. Porém, se comparado durante o ano, as importações reduziram e as exportações subiram. 

    Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

    Plástico Virtual
    Sobre o que você quer falar?
    📢 Quero anunciar na Plástico Virtual Divulgue sua empresa para o setor plástico 🎯 Quero saber sobre prospecção Geração de leads e novos clientes 📈 Aumentar minhas vendas Divulgação especializada para indústrias do plástico
    🛈 Procurando um produto do portal? O Plástico Virtual é um portal de divulgação: nós não vendemos os produtos anunciados aqui. Para comprar ou tirar dúvidas sobre um produto específico, entre em contato direto com a empresa anunciante na página dele.
    Mesmo assim, falar com a equipe do portal →

    Quer ficar por dentro da indústria do plástico?

    Assine a nossa newsletter e receba semanalmente atualizações de fornecedores, matérias especiais, novidades do setor e tendências do mercado.
    Sua assinatura não pôde ser salva. Tente novamente.
    Sua inscrição foi realizada com sucesso.
    Conectamos compradores e fornecedores! Líder em divulgação digital para a indústria do plástico, somos a maior e mais completa plataforma da América Latina. Com mais de 10 anos de experiência, já ajudamos centenas de empresas do setor a expandir sua presença no mercado, gerar novos negócios e chegar até quem realmente decide a compra.

    © 2026 Plástico Virtual — Todos os direitos reservados.

    crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram