3ª Edição da Virada ODS mobiliza a sociedade em São Paulo
A 3ª edição da Virada ODS propõe ações positivas para o desenvolvimento sustentável, destacando-se como o maior evento do gênero no mundo. A programação inclui atendimentos intersecretariais, feira de expositores, atividades infantis, intervenções artísticas, palestras e shows, com foco em temas como educação e combate às desigualdades
3ª Edição da Virada ODS mobiliza a sociedade em São Paulo
A capital São Paulo recebe nos dias 22 e 23 de junho a 3ª edição da Virada ODS, um evento promovido pela Prefeitura da cidade através da SMRI (Secretaria Municipal de Relações Internacionais). A ação acontece na Praça das Artes e Vale do Anhangabaú, e visa mobilizar a sociedade sobre os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.
A adoção dos objetivos aconteceu durante a Cúpula do Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015. O encontro estabeleceu 169 metas a serem atingidas até 2030.
O objetivo da Virada ODS é incentivar a população em ações positivas que promovem o desenvolvimento sustentável. Até então nenhuma outra cidade promoveu o tema com uma programação semelhante, o que torna o evento o maior já feito no mundo.
Leia mais:
- Países adiaram as negociações sobre o tratado de plástico
- Nova Indústria Brasil deve receber R$ 406 bilhões até 2026
- Confiança em alta: ICEI Setorial atinge maior nível desde 2022
Nesse sentido, as ações da intitulada “Agenda 2030”, incluem: erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde e educação. Assim como: igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia e água e saneamento.
Bem como: padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.
Além disso, a edição da Virada deste ano se caracteriza como um evento intersecretarial, e vai oferecer atendimentos a população por meio das secretarias da Prefeitura. Além disso, o evento conta com uma feira de expositores, atividades infantis, intervenções artísticas, palestras e shows.
As palestras do Congresso ODS têm como tema a educação e combate as desigualdades.
Em 2024 a Prefeitura de São Paulo comemora a terceira edição do evento, com isso, reafirmando seu compromisso com a implementação das metas dos ODS a nível local.
No ano de 2018, através da Lei 16.817, os ODS foram adotados como diretrizes das políticas públicas em âmbito municipal. Assim, instituiu-se o Programa Municipal de Implementação da Agenda 2030. Já para a efetivação do programa criou-se a Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.