Volta do plástico: Trump assina ordem executiva para retomada dos canudos plásticos
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, publicou na última segunda-feira (10) uma ordem executiva permitindo o uso generalizado de canudos plásticos novamente. A medida anula uma iniciativa de Joe Biden para diminuir o uso do material em território americano.

Ao assinar a ordem, o presidente aproveitou para criticar os canudos de papel que haviam sido adotados no lugar dos plásticos. Nesse sentido, ele pontuou: “”Essas coisas não funcionam. Eu já as usei muitas vezes, e ocasionalmente, elas quebram, explodem. Se algo está quente, elas não duram muito tempo, tipo uma questão de minutos, às vezes uma questão de segundos. É uma situação ridícula.”
Leia mais:
A medida foi previamente compartilhada por Trump três dias antes em sua rede social, a Truth Social.
Em 2024, o então presidente Joe Biden definiu um cronograma para eliminar, de forma gradual, os produtos plásticos em prédios públicos. Assim, a meta era concluir até 2027 e estender para todas as agências federais até 2035.
Ainda em 2020, Trump já havia se pronunciado contra os canudos de papel. Na época, comentou: “Eles querem banir os canudos. Alguém já usou aqueles canudos de papel? Eles se desintegram quando você bebe”.
Para anunciar a nova medida, a Casa Branca compartilhou uma imagem de Coca-Cola Diet com canudo de plástico.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.