mc components muck maq
NotíciasPlástico

Você sabia que o Isopor® é reciclável?

O Isopor® é uma marca registrada que virou substantivo comum e passou a ser utilizada para designar o EPS – poliestireno expandido. O EPS é muito conhecido pela sua utilização em caixas térmicas, no entanto, é de grande versatilidade e pode ser aplicado nos mais diversos segmentos.

Trata-se de um termoplástico obtido a partir de uma reação química, a polimerização, na qual as moléculas são agrupadas em cadeias, formando um polímero, que é fornecido na forma de pequenas esferas que contém em seu interior um agente de expansão, especificamente um hidrocarboneto chamado pentano. A expansão é obtida através da aplicação de calor, normalmente na forma de vapor de água. Após a expansão, o material transforma-se em espuma rígida no formato da peça final.

Reciclagem

É fundamental ressaltar que o EPS é um plástico 100% reciclável, que tem em sua composição 98% de ar e muita tecnologia. Em 2007, a Termotécnica iniciou o Programa Reciclar EPS, que já permitiu a destinação adequada de mais de 40 mil toneladas de EPS. O número equivale a 1/3 de todo o EPS reciclado no Brasil neste período.

O programa gera cerca de 100 empregos diretos, conta com mais de 1.200 pontos de coleta e 300 cooperativas de reciclagem parcerias, o que impacta diretamente mais de cinco mil famílias. Após reciclado, o EPS volta para o mercado e é utilizado para a fabricação de itens como régua escolar, solas de sapatos, rodapés, molduras, entre outros.

Fonte: Plástico Transforma

Para mais curiosidades como esta, acompanhe o nosso portal. Para receber conteúdo segmentado, preencha o formulário abaixo.

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link
close-link