Plastico Brasil
Perguntas

Você sabe qual o processo de reciclagem do plástico?

Metodologia faz toda diferença para redução de gastos e reutilização do material

O processo de reciclagem do plástico tem início no recebimento da matéria-prima, que é entregue por associações de catadores, empresas de coleta seletiva ou sucateiros para as fábricas de reciclagem – essa é a importância do descarte correto dos materiais plásticos, pois dessa forma o processo não fica comprometido.

As empresas normalmente preferem adquirir o material compactado, enfardado e em toneladas. Na sequência é feita a triagem do material recebido, na qual os plásticos são separados por tipos, onde cada um tem seu destino específico. Por exemplo, o PET é separado por cor e possui maior valor na hora da venda.

A triagem é indispensável para o início da revalorização do material e para que todos os plásticos sejam destinados a suas fontes de reciclagem corretamente. Em seguida, o material passa por um moinho de facas, onde é moído. A lavagem e a secagem ocorrem depois de moer.

Eles podem ser vendidos nessa fase também, mas, com a intenção de agregar mais valor, o plástico segue para um aglutinador, que tem a função de aquecer e resfriar para dar densidade suficiente ao material para entrar na extrusora, que tem a função de fundir, homogeneizar e transformá-lo em tiras, que são conhecidas como ‘spaghetti’.

Por fim, o ‘spaghetti’ é resfriado, picotado e ensacado e está pronto para ser encaminhado para as fábricas de artefatos plásticos.

Aplicações do plástico reciclado

Após a reciclagem, o plástico serve para diversas aplicações – pode ser usado puro, misturado com resina virgem e até com outros tipos de materiais. É muito comum encontrar aplicações desse material em embalagens, utensílios domésticos, tubos de conexão, peças de calçados, sacos plásticos, peças de automóveis, componentes para eletrodomésticos, revestimentos diversos, tecidos variados e diversas outras, pois o segmento do plástico é surpreendente e a cada dia são descobertas formas de aplicação.

Tag

Artigos relacionados