Blob Web
NotíciasPerguntasPlástico

Você sabe quais as inovações do plástico para a agricultura?

Materiais plásticos combinados a tecnologia proporcionam soluções para diversas atividades no setor

O agronegócio é uma das principais atividades econômicas do Brasil e representa 20% do PIB, 41% do total de exportação e 37% dos empregos gerados no país. Esses são números que o plástico e suas utilizações proporcionam ao setor, além de serem diversos os benefícios. A utilização deste material na agricultura é vista como uma solução inovadora, que proporciona ganhos de produtividade, redução nos custos de produção e apresenta grande apelo sustentável.

Com os diferentes tipos de soluções plásticas na agricultura, várias culturas podem se desenvolver em diferentes regiões e condições climáticas. A combinação do material plástico à tecnologia proporciona soluções para diversos sistemas na agricultura, como proteção, cobertura, sistemas de irrigação, transporte e armazenamento.

Veja a seguir alguns dos benefícios que este material traz para o segmento.

  1. Armazenamento

A água pode ser estocada em reservatórios cobertos ou cisternas que são fabricadas em polietileno ou PVC – a instalação é simples e rápida, durável e proporciona facilidade na hora da limpeza.

  1. Cobertura

Um exemplo de cobertura são as estufas – elas funcionam como um berçário para as mudas de plantas crescerem e se desenvolverem em condições ideais de luz, calor, onde as condições externas não têm influência no interior.

  1. Irrigação

A utilização de sistemas de irrigação é indispensável pois transforma solos áridos em terras produtivas e eficientes. Com os sistemas em plástico, o controle da distribuição da água na medida certa para a planta.

  1. Proteção em geral

Proteções como tendas e barracas feitas em PVC servem para proteger as plantas, mas também são excelentes para a proteção dos trabalhadores e equipamentos no campo.

  1. Proteção específica para solo

Um tipo de filme agrícola utilizado é o mulching, feito à base de polietileno e aditivos especiais para cobrir o solo. No cultivo de hortaliças e frutas, ele controla o crescimento de ervas daninhas e reduz a necessidade de aplicação de herbicidas, e mantém a umidade e temperatura do solo. Em cultivo de cítricos, o filme pode gerar economia de água em até 70%, o que torna os processos mais eficientes e sustentáveis.

  1. Embalagens

Algumas embalagens de variados tipos de plásticos são utilizadas pelo setor agrícola para guardar alimentos, como as sacarias de polipropileno, que são caracterizadas pela resistência e flexibilidade e ainda são inodoras e contam com alto poder de contenção para o transporte de grãos, farinha, açúcar, tubérculos, entre outros.

Além delas, o ensacamento de frutos com não-tecido (TNT) também é uma revolução, pois pode cobrir o fruto no pé e evita o contato com insetos e contaminação por doenças. Outro tipo de embalagem é a sacaria de batata, confeccionada com multifilamento de polipropileno que ganhou qualidade e resistência.

E, ainda, a partir do plástico é possível contar com os contentores flexíveis, que são embalagens que possuem alta capacidade de resistência e permitem o transporte de farinha, grãos e açúcar.

  1. Soluções de infraestrutura

O plástico também oferece essas soluções para a infraestrutura, como tubos de PVC para poços artesianos, tubos de PEAD para esgoto e reservatórios de água e ainda, tanques rotomoldados em PE para fossa séptica.

Com muitas utilidades e variedades, o plástico pode ser reutilizado e reciclado nos mais diversos segmentos existentes no mercado. Acompanhe o nosso portal, preencha o formulário abaixo e saiba mais curiosidades, novidades e notícias do setor do plástico.

Tag

Artigos relacionados