Diminuir o risco de contaminação e maior segurança alimentar são vantagens
O plástico atualmente está presente em todos os setores do mercado e no segmento alimentar não seria diferente. As embalagens plásticas viabilizam acondicionamento, transporte, proteção e preservação do alimento, além de garantir a qualidade dos produtos até que eles sejam consumidos.
A proteção contra riscos de contaminação, prolongar a vida útil dos alimentos, combater o desperdício de comida, contribuir para maior segurança alimentar, além de oferecer soluções para cada tipo de produtos, o sucesso do uso do material plástico na embalagem ocorre devido à combinação de qualidades dele como a flexibilidade, leveza, resistência e facilidade de esterilização são algumas possibilidades oferecidas.
Com as embalagens, o plástico trouxe várias vantagens importantes e indispensáveis para o setor como:
- Redução do risco de contaminação
O material plástico tem função de proteger e preservar os alimentos perecíveis por mais tempo, sem que o sabor seja afetado nem a qualidade do produto, além de diminuir o desperdício dessa forma.
- Mais segurança e tempo de preservação
As embalagens plásticas proporcionam maior tempo de prateleira e conferem impermeabilidade, mais segurança alimentar, além de evitar a contaminação.
- Melhor acondicionamento e praticidade
O acondicionamento dos alimentos com as embalagens plásticas evoluiu grandemente – hoje alimentos podem ser levados à mesa, mantidos na embalagem, e são leves, resistentes e portáteis, perfeitas para o consumo em situações que eles precisam ser transportados, como viagens, reuniões de trabalho, entre outros. Com isso, a praticidade para o transporte com segurança é real.
Não só em embalagens para alimentos, mas também para bebidas, no caso de garrafas PET, que fazem parte do dia a dia das pessoas de modo geral – seja para refrigerantes, sucos ou água.
Toda e qualquer embalagem plástica é conveniente em alguma situação e a produção é inovadora, pois os plásticos podem ser processados de diversas maneiras, por extrusão, injeção, entre tantas outras técnicas que possibilitam soluções específicas para cada produto e ocasião.
A utilização do plástico também contribui para a tecnologia de preservação de maneira intensa. O processo de embalagem a vácuo é uma inovação que impede que o alimento tenha contato com oxigênio e com microrganismos, o que auxilia na prevenção do ressecamento do produto e aumento da vida útil do mesmo.