Paixão por Transformar Braskem
NotíciasPlástico

Você sabe por que surgiu a Indústria 2.0?

Necessidade de aprimorar o progresso foi mais forte

A Indústria 2.0 ou Segunda Revolução Industrial, surgiu através do progresso científico e tecnológico ocorrido na Inglaterra, França e Estados Unidos, por volta da segunda metade do século XIX. A revolução contou com características exclusivas, que trouxeram mais conforto para o ser humano, assim como a dependência dos países que não realizaram a revolução científica e tecnológica ou industrial, que passaram a comprar, consumir e utilizar os produtos industrializados fabricados nestes países e também os produzidos na Alemanha, Itália, Bélgica e Japão.

A Segunda Revolução Industrial proporcionou a descoberta e aproveitamento de novas fontes de energia como o petróleo, utilizado no motor a combustão, a água para usinas hidrelétricas e o urânio, para gerar energia nuclear, revolucionaram ainda mais a produção industrial e esta lista é imensa, o que representou mais conforto para o ser humano. E, em busca de mais lucros, foi levado ao extremo a especialização do trabalho, a produção foi ampliada e passou a produzir artigos em série, o que barateava o custo por unidade e, a partir daí, foram surgindo as linhas de montagem, esteiras rolantes para agilizar e dinamizar todo o processo.

Neste período surgiu a indústria automobilística Ford, do empresário Henry Ford, que deu origem ao fordismo, que se trata de um método de racionalização da produção capitalista baseada em inovações técnicas e organizacionais, que se articulam tendo em vista a produção em massa e o consumo em massa. Ou seja, o conjunto de mudanças nos processos de trabalho, no caso das linhas de montagem ou processos semi-automatizados, é intimamente vinculado as novas formas de consumo social.

Além disso, o engenheiro norte-americano Frederick Taylor visava o aumento da produtividade, controlando os movimentos das máquinas e dos homens no processo de produção e criou o taylorismo. Toda essa revolução propiciou o surgimento de grandes indústrias e a geração de grandes concentrações econômicas, que formaram as holdings, trustes e cartéis.

Ainda, a Indústria 2.0 trouxe diversas invenções para o setor industrial. Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo, receba matérias segmentadas e acompanhe nossas matérias sobre a Segunda Revolução Industrial.

Tag

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo