mc components muck maq
Notícias

Você sabe o que mudou na indústria automobilística depois do plástico?

Redução de peso e menor gasto de energia são algumas mudanças perceptíveis

A inovação dos polímeros de alto desempenho, ou seja, que possuem resistência mecânica, térmica e química, solucionou diversas necessidades e atualmente o plástico é parte essencial dos automóveis. Era imprescindível que os carros consumissem menores quantidades de combustível e se tornassem mais eficientes, pois diminuiriam os gastos assim como a poluição do meio ambiente. A partir dessas inovações foi possível substituir materiais tradicionais por materiais plásticos na indústria automobilística.

É perceptível que carros mais leves oferecem menos impacto ao meio ambiente, e por isso, além da redução de peso a partir do plástico nos automóveis, eles demandam menos energia para produção, e isso contribui para a redução da emissão de gases e resíduos. Outro ponto importante para o meio ambiente é que os materiais são mais duráveis, e consequentemente, a demanda de peças de reposição é reduzida.

Os automóveis, quanto mais leves, mais eficientes energicamente são, por esse motivo, o consumo de combustível é reduzido o que também, por consequência, gera menor quantidade de resíduos e emissões para o meio ambiente. De acordo estudos do American Chemistry Council (ACC, 2011), 4,7 toneladas de dióxido de carbono (CO²) deixam de ser emitidos por um carro ao longo de sua vida útil, tudo em função do uso do plástico em sua composição.

A cada 100 kg de peças plásticas utilizadas em veículos, 200 a 300 kg de outros materiais deixam de ser consumidos, ou seja, um carro que possui vida útil de 150 mil km tem a possibilidade de economizar 750 litros de combustível para cada 100 kg de peças plásticas que são utilizadas no veículo. E mais, cálculos sugerem que a redução anual do consumo total de combustível é equivalente a 12 milhões de toneladas de petróleo, o que representa redução de 30 milhões de toneladas de CO2 emitidos, o que resulta em redução de poluentes no ar.

Quais as utilizações das resinas plásticas nos carros?

São diversas as utilizações dos inúmeros polímeros empregados na fabricação de peças para a indústria automobilística.

O polietileno de alta densidade (PEAD) tem boa resistência ao calor e a solventes, conta com baixa permeabilidade, tem boa processabilidade e baixo custo e pode ser aplicado em algumas peças como a caixa de triângulo de emergência, reservatório de água do para-brisa e tanque de combustível.

O policarbonato (PC) dispõe de excelente transparência, alta resistência a impactos, boa estabilidade e propriedades elétricas, resistência às intempéries, chamas e é capaz de refletir a luz e estabilizar as radiações ultravioletas, por isso, pode ser aplicado em faróis, lanternas e painel de instrumentos.

A poliamida (PA) conta com boa resistência à tração, as altas temperaturas e tem excelente estabilidade dimensional. Sua aplicação pode ser feita em dutos de captação de ar, engrenagens, conectores do sistema de injeção e sistema de freio de estacionamento.

O poli (metacrilato de metila) (PMMA) tem boa transparência e resistência a impactos e às intempéries, dessa forma, pode ser aplicada em fibra ótica e lanternas. Outro tipo de poli é o tereftalato de etileno, mais conhecido como PET, e tem alta resistência mecânica, térmica e química, ótima transparência, assim como impermeabilidade – pode ser aplicada em carcaça de bombas, limpador de para-brisas e componentes elétricos.

O polipropileno (PP) também dispõe de alta resistência mecânica e química, assim como aos solventes e intempéries, flexibilidade e durabilidade, baixo custo. O PP pode ser aplicado em cobertura de volantes e amortecedores, painel de portas e de instrumentos, para-choques, porta-luvas, revestimento de bancos, porta-malas e tetos.

Com tantos atributos na indústria automobilística, o material plástico mostra quantas vantagens oferece ao segmento a partir de sua versatilidade, tanto para design das peças quanto para a absorção de energia, além de contribuir com a segurança dos passageiros em diversos atributos como absorção de impacto no para-choques, cinto de segurança, air-bag, entre outros equipamentos e acessórios que transformam o plástico em um material essencial para o desenvolvimento de veículos cada vez mais seguros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link
close-link