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Vendas na indústria do plástico saltam em 2022

Em relação a 2021, o crescimento médio foi de 5,5%. A expectativa é que 2023 seja um ano bem parecido à 2022

Segundo levantamento da ADIRPLAST, 2022 foi um ótimo ano para comercialização dos produtos dos associados. Houve um crescimento de 5,5% nas vendas de produtos como filmes, plásticos de engenharia e resinas commodities, comparado às vendas de 2021.

Isso representa 247.008 toneladas de produtos comercializados pelos associados. Para Laércio Gonçalves, presidente da entidade, isso não reflete os mercados individualmente, mas aponta uma melhora do mercado.

A princípio, o segmento de BOPP+BOPET foi o que apresentou o maior crescimento, tendo alta de 13,3% em relação a 2021.

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Erasmo Fraccalvieri, da Tecnofilme, destaca que: “Apesar do desânimo de boa parte do mercado, este aumento reflete a forte queda do desemprego e o aumento do poder de compra real da população empregada durante o ano de 2022”.

Segundo ele, mesmo com os altos níveis de endividamento, a população optou por reduzir o consumo de bens duráveis em favorecimento dos bens não-duráveis, com ênfase em alimentos.

Ainda conforme o executivo, é possível notar na PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) do IBGE a recuperação do setor de hipermercados e supermercados desde abril do ano passado, mesmo tendo o varejo ficado “de lado”.

Nesse sentido, para Fraccalvieri a expectativa para o primeiro semestre de 2023 é otimista. “Dados antecedentes mostram ainda uma economia resiliente apesar dos governos. O setor de serviços mostra um certo cansaço na forte recuperação, porém ainda em expansão”.

Ele acredita ainda, que a renda média deve subir substancialmente com a correção do salário-mínimo. “Isto traz ainda mais demanda no mercado interno. Demanda não deve ser o problema no primeiro semestre”, afirma.

Outros saldos positivos em vendas

Os commodities foi o segundo segmento que mais cresceu entre os representados pela entidade. Isso porque, o aumento apresentado no último ano em relação a 2021 foi de 4,7%. 

Ricardo Mason, da Fortymil, explica que o crescimento se deu na venda de PS, que subiu cerca de 16% em relação a 2021: “Nas poliolefinas, os volumes se mantiveram praticamente estáveis, o que é bastante coerente com o que estamos vendo no mercado”, conta.

Porém, Mason diz que as expectativas para este primeiro semestre são contidas: “Acredito em um consumo morno devido a grande incerteza no mercado”. 

Além disso, ele também alerta: “Devemos nos atentar a possíveis alterações nas alíquotas de importação, alteração da carga tributária em geral e em especial com as operações pouco transparentes de Manaus que vem crescendo exponencialmente”.

Já o plástico de engenharia, teve as vendas quase empatadas com às de 2021, com crescimento discreto de 0,6%. 

Sinalizações importantes para 2023

Para Fraccalvieri há dois fatores de preocupação em 2023. O primeiro deles é o que se refere ao excesso de oferta: “Sabidamente, um ambiente super ofertado oferece reduções de preços e consequentemente, redução de margens para a geração de caixa”. 

Já o segundo problema, é o crédito: “Empresas alavancadas estão sofrendo com a taxa de juros elevada”.

Isso porque, segundo o Banco Central, a taxa deve permanecer alta por muito tempo, então o risco de solvência começa a apitar com mais intensidade. “Sendo assim, os dois problemas formam uma combinação perigosa, baixas margens com insolvência”, sinaliza.

O presidente da ADIRPLAST, explica que é preciso ponderação neste ano: “Muitos especialistas afirmam que 2023 não será um ano fácil – com inflação ainda alta pelo mundo, uma nova variante do Covid-19 em circulação na China, guerra na Ucrânia, aumento de preços do petróleo e crise energética”.

Mas ainda assim, ele acredita que precisa seguir trabalhando e fazendo o melhor. Se manter informado e se preparar para enfrentar os problemas são tarefas importantes para qualquer empresário.

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