Banner Diamante Plástico 10 anos
NotíciasPlástico

Vantagens do Masterbatch com PP para indústria do plástico

Entenda como o masterbatch feito de PP agrega valor e condições dinâmicas com propriedades relevantes aos produtos de resina termoplástica

O Masterbatch é um material amplamente usado na indústria do plástico para compôr outras propriedades à resina plástica. Com a formulação feita de PP, o concretado adiciona resistência térmica, proteção UV, retardância de chamada e muitas outras propriedades aos produtos plásticos. 

Sendo assim, uma de suas formulações mais requisitadas é o masterbatch feito com PP.  Essa composição une versatilidade, custo benefício e boas propriedades. 

Leia mais: 

Por isso, há um forte requerimento do concentrado masterbatch, pois ele incorporar colorações, cargas ou aditivos granulados, em resinas termoplásticas. Além dessa aplicação, ele também agrega valor às produções termoplásticas da indústria, uma vez que contém vantagens específicas e únicas. 

A princípio, é importante destacar que o PP tem aplicação vasta, o que configura sua versatilidade. Esse material está inserido nos segmentos de embalagens, filmes, fios e cabos, peças automotivas, descartáveis e construção civil. 

Compreenda as vantagens agregadas ao masterbatch feito com PP

O PP, também chamado de polipropileno, agrega benefícios aos materiais que incluem em sua fabricação. 

Portanto, não é diferente com o concentrado, que também sofre valorização em seu uso vantajoso. 

Desse modo, primeiramente, as vantagens destacadas no uso desse material, é a facilidade de manuseio e de aplicação. Porque, antes de tudo, o masterbatch é um produto granulado facilmente dosado e misturado ao PP, mediante as proporções exigidas. 

Com essa fabricação, o concentrado não acumula pó nem impurezas nos equipamentos durante o processamento. 

Assim como possui versatilidade na aplicação, uma vez que tem aplicação em qualquer processo de fabricação que inclua o polipropileno. Ele é um material que funciona tanto em processos de injeção e extrusão, quanto em processos de sopro. Além de ser usado para colorir ou aditivar o PP natural, ou o composto básico de cada projeto. 

Ainda, a personalização, a qualidade e o desempenho do produto são fatores que influenciam a percepção positiva do material na indústria do plástico. 

Enquanto a personalização permite adequar o produto de acordo com as necessidades e preferências do cliente, a qualidade e o desempenho do produto proporciona uma distribuição uniforme e estável do pigmento, cargo ou aditivo PP. 

Fatores que fazem do produto uma solução inovadora

Desse modo, as combinações que definem os usos e as aplicações do masterbatch feito com PP, se agrupam como: 

  • Compatibilidade entre o masterbatch e a resina;
  • Concentração do material;
  • Estabilidade térmica do concentrado;
  • Solidez à luz e à migração do masterbatch;

O primeiro fator a ser considerado é como o veículo do masterbatch precisa ser compatível com o PP. A fim de entregar uma boa dispersão e homogeneização do pigmento, do cargo ou do aditivo na matriz polimérica. 

Ou seja, o masterbatch deve ser fabricado com o mesmo tipo de PP que a resina que será utilizada no produto final. 

Igualmente, deve-se examinar a concentração e a estabilização do material que precisam ser adequadas ao nível de coloração e aditivação final, e compatível com a temperatura do PP, e assim alcançar estabilidade térmica. 

Por fim, é importante também analisar se o masterbatch tem uma boa solidez à luz e à migração. Isto é, livre de desbotamento, para não manchar o produto final, caso seja exposto à luz solar ou ao entrar em contato com outros materiais. 

Outras possibilidades de masterbatch

Esse tipo de formulação confere aos materiais propriedades estéticas e funcionais. Pois combinam fatores de grande impacto e de vantagens bem definidas. 

Apesar disso, outra possibilidade de composição é o masterbatch com o PET, que também tem possível coloração e aditivação por meio desse concentrado. Porém, o masterbatch específico para o PET é o ideal para alcançar compatibilidade com um veículo e boa estabilidade térmica. 

Para colorir ou aditivar PET, o masterbatch é uma opção que existe e deve ser escolhida com cuidado, seguindo as recomendações do fabricante. E o masterbatch feito com PP também necessita de análise minuciosa. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo