Casa / Notícias / UTFPR iniciará o Curso de Especialização sobre biogás em 2018

UTFPR iniciará o Curso de Especialização sobre biogás em 2018

Inscrições foram prorrogadas e podem ser realizadas até 31 de janeiro

O curso de Especialização em Tecnologia da Cadeia Produtiva do Biogás, ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e que estava previsto para ter início no fim de 2017, foi transferido para março de 2018, e as inscrições podem ser realizadas até dia 31 de janeiro, com o objetivo de atender maior número de interessados.

A Especialização resultou parceria entre a UTFPR, o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) e a Itaipu Binacional. As aulas ocorrerão quase que inteiramente no ambiente virtual e serão iniciadas no dia 19 de março – o curso será semipresencial e contará com quatro encontros no município de Foz do Iguaçu (PR).

Para seleção dos alunos, serão analisados currículos, atividades profissionais e histórico escolar. São 60 vagas e a inscrição para o processo seletivo custa R$ 30. As mensalidades da Especialização podem ser parceladas em até 18 vezes de R$ 334,32.

O conteúdo foi produzido por mestres e doutores com atuação direta na área, e tem o objetivo de atualizar os profissionais que desejam atuar na cadeia energética do biogás. Além disso, os alunos terão a oportunidade de realizar visitas técnicas as unidades de produção do CIBiogás.

De acordo o professor Dr. Thiago Edwiges da UTFPR, idealizador da Especialização, os conteúdos foram elaborados para capacitar esses profissionais, e que todas as disciplinas contemplam todos os processos da cadeia produtiva, e inclui métodos químicos de análises, conversão de substratos, operacionalização de biodigestores e purificação de gases.

O Biogás é um mercado em expansão

Segundo a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás), o país tem total potencial para uma produção de cerca de 70 milhões de m³ de biogás por dia e estima que o Brasil, em 2030, tenha uma produção média de 30 milhões de m³ por dia. Com a expectativa de aplicação de legislações adequadas e programa de incentivo, como o Renovabio do Governo Federal, a Associação acredita que elas proporcionaram o desenvolvimento deste potencial nos próximos anos e, por consequência, chegue a essa produção estimada.

Mais informações sobre o curso

Com carga horária de 360 horas, o curso de Especialização em Tecnologias de Cadeia Produtiva do Biogás visa atingir profissionais que atuam na área de energias renováveis e interessados em aprofundar seus conhecimentos na área do biogás de forma sistêmica e multidisciplinar que possuam graduação completa. O curso é de modalidade semipresencial e os encontros serão realizados na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

As aulas têm início no dia 19 de março de 2018. Para mais informações sobre o curso de Especialização em Tecnologias de Cadeia Produtiva do Biogás, acesse o site www.cibiogas.org/posgraduacao.

Sobre o CIBiogás

O Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável da cadeia do biogás e outras energias renováveis, bem como a visão de estar consolidada até 2018 e ser referência nacional em soluções inovadoras, tecnológicas e de negócios para a cadeia do biogás. A CIBiogás trabalha com valores como cooperação, transparência, comprometimento, inovação, respeito e valorização das pessoas em geral.

Além disso, verifique

Braskem desenvolve embalagem que detecta alimento impróprio para consumo

Quando passa do ponto, caixa muda de cor para sinalizar Ao analisar o mercado, a …