mc components muck maq
EmbalagemEmpresaNotíciasPlásticoSustentabilidade

Tipos de processos de reciclagens do plástico

O plástico pode ser reutilizado de diversas formas após sua separação dos demais resíduos. O processo de reciclagem do plástico pode seguir três caminhos, processo mecânico, químico e energético.

Reciclagem mecânica: o método mais comum, sendo realizada através de moagem do material, lavagem e separação, secagem e por último a extrusão;

Reciclagem Química: forma de reciclagem transforma os materiais plásticos em substâncias químicas ou matéria prima;

Reciclagem Energética: realiza a queima do material, de modo que gere calor ou energia, sendo utilizada em locais sem coleta de plásticos e transformados em combustíveis.

Aplicações

Os plásticos reciclados são transformados em matéria-prima como resinas PET, PEAD, PVC, PP e diversas outras. Dessa forma o material se torna reutilizável e com grande diversidade de aplicações. A reciclagem mecânica é aplicada em sobras industriais e materiais recuperados através da coleta seletiva, sendo transformado em pequenos grãos.

A reciclagem química realiza a transformação do material plástico em materiais petroquímicos. Por último, a reciclagem energética é feita para realizar a transformação do plástico em energia térmica e elétrica.

Componentes

Os componentes presentes na realização dos três processos:

Reciclagem mecânica: moinho para realizar a trituração do material e por último uma extrusora, onde são aquecidos e formando os grânulos do material;

Reciclagem química: processo é o mais complexo, possuindo três tipos, a hidrogenação, gaseificação, pirólise e quimólise;

Reciclagem Energética: realizada em materiais plásticos encontrados em lixões ou onde não se dá mais para realizar os outros tipos de reciclagem. Eles são queimados, sendo reaproveitados como combustíveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
close-link
close-link