Tipos de processos de reciclagens do plástico
O plástico pode ser reutilizado de diversas formas após sua separação dos demais resíduos. O processo de reciclagem do plástico pode seguir três caminhos, processo mecânico, químico e energético.
– Reciclagem mecânica: o método mais comum, sendo realizada através de moagem do material, lavagem e separação, secagem e por último a extrusão;
– Reciclagem Química: forma de reciclagem transforma os materiais plásticos em substâncias químicas ou matéria prima;
– Reciclagem Energética: realiza a queima do material, de modo que gere calor ou energia, sendo utilizada em locais sem coleta de plásticos e transformados em combustíveis.
Aplicações
Os plásticos reciclados são transformados em matéria-prima como resinas PET, PEAD, PVC, PP e diversas outras. Dessa forma o material se torna reutilizável e com grande diversidade de aplicações. A reciclagem mecânica é aplicada em sobras industriais e materiais recuperados através da coleta seletiva, sendo transformado em pequenos grãos.
A reciclagem química realiza a transformação do material plástico em materiais petroquímicos. Por último, a reciclagem energética é feita para realizar a transformação do plástico em energia térmica e elétrica.
Componentes
Os componentes presentes na realização dos três processos:
– Reciclagem mecânica: moinho para realizar a trituração do material e por último uma extrusora, onde são aquecidos e formando os grânulos do material;
– Reciclagem química: processo é o mais complexo, possuindo três tipos, a hidrogenação, gaseificação, pirólise e quimólise;
– Reciclagem Energética: realizada em materiais plásticos encontrados em lixões ou onde não se dá mais para realizar os outros tipos de reciclagem. Eles são queimados, sendo reaproveitados como combustíveis.