Banner Diamante Plástico 10 anos
Notícias

Termotécnica avança na logística reversa do plástico com novo lançamento

Com portal sobre reciclagem, a empresa traz exemplos bem-sucedidos de economia circular das embalagens pós-consumo na França e na Inglaterra

Com portal sobre reciclagem, a empresa traz exemplos bem-sucedidos de economia circular das embalagens pós-consumo na França e na Inglaterra

Visando expandir seus negócios internacionalmente, a Termotécnica lançou o Portal Recycle EPS, espaço para apresentar o que é e como fazer o descarte correto do EPS.

Segundo Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, o que a empresa busca é  levar a conscientização para a destinação correta e reciclagem deste material para outros mercados. 

Schmidt explica: “Com recicladores parceiros em outros países, juntos podemos expandir o processo de logística reversa e reciclagem do EPS, fazendo a economia circular acontecer na prática”.

Desde que iniciou o trabalho junto aos exportadores de frutas, a Termotécnica faz parte da Global Packaging Alliance.  

Leia mais:

Dessa forma, já são mais de 1,2 milhão de conservadoras FarmFresh, em cinco anos, utilizadas na exportação de mais de 5 mil toneladas de frutas premium brasileiras.

Como, por exemplo, manga, uva, limão, lima.

E outras para países de toda a Europa, como França, Espanha, Portugal, Inglaterra, Áustria, e também para o Oriente Médio, Rússia, China e Canadá. 

Logística Reversa

Para onde os conservadores podem ir no pós-consumo? 

Com o compromisso de fechar todo o ciclo de logística reversa, a Termotécnica fez uma parceria com a recicladora ECO 2PR, da França, para a coleta das embalagens destas remessas. 

Outro exemplo bem-sucedido deste processo de logística reversa e reciclagem é na exportação de Limão Tahiti do Brasil para o Reino Unido. 

Isso porque, o modelo de economia circular já é adotado para as conservadoras FarmFresh.

Onde as frutas passam pelo processo de embalamento e acondicionamento e seguem via frete marítimo para o Reino Unido. 

Nesse sentido, a Termotécnica fornece a relação de recicladores locais para o importador. Este, por sua vez, negocia a venda para um destes recicladores que coletam as embalagens pós-consumo na importadora e realizam a sua reciclagem. 

Assim, a economia circular acontece na prática. “O mundo e os mercados estão cada vez mais exigentes quanto à pegada ambiental das empresas e estamos comprometidos com esta agenda apresentando soluções que estão em linha com essas demandas”, afirma o presidente.

Termotécnica e seu compromisso com a agenda 2030 da ONU

A Termotécnica reforça a sua atuação responsável e sustentável junto ao mercado, clientes, colaboradores e sociedade,. Isto é, contribuindo para o alcance das metas da Agenda 2030.

Uma vez que, a atuação da Termotécnica tem especial alinhamento e compromisso com o ODS 12 relativo à Produção e Consumo Sustentáveis.

Nela, as metas fixadas para o ano 2030 são: reduzir pela metade o desperdício de alimentos nas vendas do varejo e nas cadeias produtivas.

Bem como, fornecer abastecimento e reduzir a geração de resíduos através de atividades de prevenção, redução, reciclagem e reutilização.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo