Blob Web
Plástico

Tênis feito com plástico do oceano é lançado por marca

Uma das marcas mais famosas do mundo, a Adidas lançou um protótipo de tênis feito com plástico do oceano. A proposta é expandir essa ação e promover produtos mais sustentáveis

 

A indústria da moda é uma das que tem se reinventado constantemente a fim de aproveitar materiais recicláveis que antes seriam descartados de forma inescrupulosa. São camisetas, calças e até lingeries feitas como garrafas PET e, a novidade do momento, tênis feito com plástico do oceano.

Todas as partes do tênis, que levou o nome de Primeknit e foi lançado no final do ano passado pela multinacional Adidas, são produzidas com material reciclável.

O Primeknit é um protótipo e, caso a experiência funcione, a empresa pode intensificar o trabalho realizado em parceria com entidades preocupadas com o Meio Ambiente. É a chance de levar tênis feito com plástico do oceano para a população em geral, promovendo atitudes que preservem o planeta.

Nesse caso, a ONG Parley for the Ocean, que tem como objetivo despoluição e cuidado com o oceano, é a parceira que vem atuando com a Adidas. Uma das propostas da entidade é tornar atitudes sustentáveis um negócio rentável para as indústrias, de modo a incentivar o investimento.

Para fabricar o tênis feito com plástico do oceano, foram usados plásticos provenientes de uma expedição de 110 dias ao longo da costa oeste da África. Parte desse material foi encontrado em redes utilizadas por pescadores ilegais. Esses pescadores e suas redes poluem o mar e são responsáveis pela morte de várias espécies marinhas, sendo o alvo de denúncias de inúmeras ONGs.

Dentre os materiais usados no tênis feito com plástico do oceano, destacam-se fibras, fios e filamentos desses plásticos reaproveitados. Além disso, o Primeknit é tricotado e não cortado a laser como outros modelos, o que diminui drasticamente o desperdício de material.

A Adidas foi denunciada há algum tempo pelo Greanpeace sob a alegação de ser responsável por grande poluição no Mundo. Contudo, a partir do lançamento do tênis feito com plástico do oceano a estratégia de empresa vem sendo mudada.

Segundo divulgado, o objetivo da marca é mudar o status do consumo de plástico no mundo e eventualmente incluí-lo em outros produtos. Um dos discursos do conselho executivo da Adidas é “não queremos nos limitar”. A princípio, há a proposta de inserir esse plástico retirado do oceano em shorts, camisetas e outros produtos também produzidos pela marca.

 

Ações sustentáveis

Esse tipo de ação é cada vez mais comum tanto no mundo da moda, quanto em outros universos ainda mais curiosos. A indústria automobilística, por exemplo, vem investindo pesado. Muitas montadoras, como a Ford e a Renault, utilizam fibras de garrafas PET recicladas para a produção de componentes de seus veículos. A quantidade de PET reaproveitado é surpreendente!

 

Visite nossas páginas de produtos

Além de notícias e curiosidades, tais como sobre tênis feito com plástico, o portal Plástico Virtual mantém um vasto catálogo de produtos do mercado de plásticos. Navegue pelas páginas de anúncios e encontre o que sua empresa precisa!

 

Tag

Artigos relacionados