mc components muck maq
NotíciasPlástico

Tecnologia que oferece baixa densidade a PA comemora 40 anos

Evonik comemora os 40 anos do PEBA, poliéter bolo amida, com aplicação principalmente no mercado esportivo e de saúde

Em 1979, a Evonik lançou o elastômero termoplástico poliéter bloco amida (PEBA) sob a marca VESTAMID® E, que tem como principal aplicação os mercados esportivos, automotivos e da saúde.

Segundo Gustavo Meiwa, Coordenador de Suporte Técnico – High Performance Polymers da Evonik, as aplicações do elastômero de PA 12 são muitas como tubos para o mercado automotivo, aplicações médicas, equipamentos esportivos e solados de calçados esportivos e pós de alta performance para impressão 3D. “O PEBA oferece um balanço único de propriedades, permitindo a realização de aplicações exigentes com liberdade de design. Por exemplo, em botas de esqui ou caminhada, graças às suas propriedades mecânicas, esse material de alta performance pode determinar com eficiência a espessura das paredes dos calçados, o que permite otimizar os custos de produção”, completa Meiwa.

Seja em equipamentos esportivos, linhas pressurizadas em caminhões, dispositivos médicos ou peças de alta tecnologia impressas em 3D, os elastômeros de poliamida 12 da Evonik têm sido utilizados em novas e exigentes aplicações ao longo das últimas quatro décadas. “Graças à sua baixa densidade, o elastômero de PA 12 é extremamente leve: durante um jogo de futebol de 90 minutos, isso pode representar cerca de 100 kg a menos de peso carregado pelo jogador com a soma de seus passos, em comparação com outros materiais para solados. Com isso, economizando energia e aumentando sua durabilidade”, diz Klaus Hülsmann, especialista em plástico no segmento de mercado de Bens de Consumo da Evonik.

Desde o início, o polímero de alta performance já se destacava por sua excelente resistência ao impacto em baixa temperatura, resistência química, alta elasticidade e boa resiliência. “Esse material termoplástico sempre ofereceu um balanço único de propriedades, permitindo a realização de aplicações exigentes com liberdade de design”, destaca Hülsmann. A tecnologia de elastômeros de poliamida 12 vem sendo aprimoradas pela empresa há 40 anos. Dentre os termoplásticos, o PEBA é um material em constante transformação. “Tendo como apoio décadas de experiência no design de polímeros e inúmeros projetos de sucesso junto aos clientes, os especialistas da Evonik continuam pesquisando para expandir continuamente os perfis de propriedades do polímero flexível de alta performance”, completou o executivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Mulheres do Plastico
close-link
close-link