Uma descoberta promete transformar resíduos de plásticos do mar em combustível. Essa tecnologia pode ser instalada diretamente em embarcações, segundo um desportista náutico e um especialista em química, responsáveis pela descoberta.
Os descobridores, James Holm e Swaminathan Ramesh, dizem buscar que a tecnologia “possa um dia ser globalmente instalada em terra e, possivelmente, colocada nos barcos de modo a converter o lixo de plástico que está no oceano em combustível para alimentar as embarcações”.
O projeto é baseado na simplificação da tecnologia da pirólise (decomposição molecular através do calor e na ausência de oxigênio), que é usada para decompor compostos plásticos derivados de hidrocarbonetos (petróleo), e que exige processos complexos para refinar a matéria como combustível.
Para isso, é utilizado um catalisador, que age sobre uma reação de pirólise controlada para produzir diretamente combustível semelhante ao gasóleo sem necessidade de posterior refinação e é economicamente viável em pequena escala, funciona a baixas temperaturas e é móvel, segundo informação da Sociedade Norte-Americana de Química.
O marinheiro James Holm, criou a organização ‘Clean Oceans International’, e afirma ainda a importância da utilização desses plásticos. “Se conseguirmos que pessoas em todo o mundo utilizem isto para transformar resíduos de plástico em combustível e ganhem dinheiro, ficaremos a ganhar”, disse James Holm.
Fonte: TechITT