Bulher
EmbalagemMais LidasNotícias

Tecnologia inovadora obtém óleo de alta qualidade por meio da reciclagem de plásticos

A tecnologia de processo UpCycle da Honeywell expande os tipos de plásticos que podem ser reciclados

A empresa norte-americana Honeywell International anuncia a comercialização de um processo tecnológico que expande os tipos de plásticos que podem ser reciclados, capazes de produzir matéria-prima para fazer plásticos reciclados com uma pegada de carbono menor. A nova tecnologia pode reduzir a necessidade de combustíveis fósseis na criação de plásticos virgens e, ao mesmo tempo, possibilitar centenas de ciclos de reciclagem, com o objetivo de viabilizar uma economia circular para os plásticos.

Técnica de Pirólise 2.0

O método apresentado pela empresa já é usado pela indústria para produção de carvão vegetal, reprocessamento de pneus, no tratamento do lixo antes do descarte e na obtenção de biocombustíveis. A diferença está na purificação dos resíduos plásticos, eliminando as impurezas antes que sejam refinados.

A tecnologia de processo UpCycle da Honeywell utiliza conversão molecular líder da indústria, pirólise e tecnologia de gerenciamento de contaminantes para converter resíduos plásticos de volta em matéria-prima de polímero reciclado Honeywell, que é então usada para criar novos plásticos. 

A tecnologia UpCycle Process expande os tipos de plásticos que podem ser reciclados para incluir resíduos de plástico que, de outra forma, não seriam reciclados, incluindo embalagens coloridas, flexíveis e multicamadas e poliestireno. Quando usado em conjunto com outros processos de reciclagem química e mecânica – junto com melhorias para coleta e classificação – a tecnologia de processo tem o potencial de aumentar a quantidade de lixo plástico global que pode ser reciclado para 90%.

De acordo com um estudo publicado pela AMI International em setembro de 2020, resíduos plásticos processados ​​por meio de tecnologias de reciclagem avançadas, como a UpCycle Process Technology, podem totalizar entre 5 e 15 milhões de toneladas de resíduos plásticos adicionais sendo reciclados por ano até 2030.

Os plásticos reciclados produzidos pela UpCycle Process Technology podem resultar em uma redução de 57% das emissões de CO 2 equivalentes (CO 2 e) em comparação com a produção da mesma quantidade de plástico virgem a partir de alimentos fósseis. O processo também reduz as emissões de CO 2 e em 77% em comparação com os modos convencionais de manuseio de resíduos plásticos, como incineração e aterro. Essas reduções de CO 2 e são algumas das maiores melhorias entre todas as ofertas de tecnologia de pirólise.

Vimal Kapur, presidente e diretor executivo da Honeywell Performance Materials and Technologies, diz que ss plásticos desempenham um papel importante em nossa sociedade, incluindo a expansão da vida útil dos alimentos e tornando os veículos mais leves, o que reduz suas emissões. “Infelizmente, apenas uma fração dos plásticos hoje pode ser reciclada com sucesso. O processo UpCycle da Honeywell ajuda a resolver esse problema. Ampliando os tipos de plástico que podem ser reciclados, o UpCycle revolucionará a economia do plástico e desempenhará um papel crítico na melhoria da sustentabilidade de muitos dos produtos que usamos diariamente”.

Usina de Reciclagem na Espanha

A Sacyr, uma empresa global de engenharia e serviços com sede na Espanha, com operações em mais de 20 países em todo o mundo, será a primeira a implantar a tecnologia de processo. A Honeywell e a Sacyr formarão uma parceria na qual as duas empresas serão co-proprietárias e operarão uma instalação na Andaluzia, no sul da Espanha, com capacidade para transformar 30.000 toneladas métricas por ano de resíduos plásticos mistos em matéria-prima de polímero reciclado da Honeywell. A produção está prevista para começar em 2023.

A parceria com empresas com experiência em gerenciamento de resíduos, como a Sacyr, permite que a Honeywell ajude a fechar o ciclo dentro da cadeia de suprimentos de plásticos, trazendo a tecnologia de reciclagem local para a fonte de coleta. As usinas de reciclagem empregam um design modular, permitindo implantação e instalação diretas, atingindo o equilíbrio certo entre economia de escala e quantidade de resíduos plásticos gerados localmente.

Domingo Jiménez, gerente da Sacyr Circular diz que a parceria com a Honeywell permitirá que a Sacyr leve soluções circulares sustentáveis ​​ao mercado. “A velocidade com que podemos iniciar as fábricas e a viabilidade global desta solução tem o potencial de acelerar muito o impacto que podemos ter nas comunidades que servimos, no meio ambiente e na sociedade como um todo”.

A UpCycle Process Technology da Honeywell foi criada dentro do grupo de Soluções de Tecnologia Sustentável (STS) da Honeywell. Esta tecnologia mais recente baseia-se no foco da Honeywell em fornecer soluções de alto impacto e ambientalmente sustentáveis ​​para clientes e sociedade.

A Honeywell tem um longo legado de inovação relacionada à sustentabilidade, incluindo Solstice, uma nova geração de refrigerantes, aerossóis, solventes e agentes de expansão de hidrofluoroolefina (HFO) com baixo potencial de aquecimento global que podem reduzir o impacto das emissões de gases de efeito estufa das ofertas atuais em o mercado em mais de 99 por cento. A empresa também foi pioneira no Ecofining, um processo que converte óleos naturais não comestíveis, gorduras animais e outras matérias-primas residuais em Honeywell Green Diesel, que é quimicamente idêntico ao diesel à base de petróleo.

A Honeywell recentemente se comprometeu a atingir a neutralidade de carbono em suas operações e instalações até 2035. Esse compromisso se baseia no histórico da empresa de reduzir drasticamente a intensidade do gás de efeito estufa de suas operações e instalações, bem como sua longa história de inovação para ajudar seus clientes a atender seus objetivos ambientais e sociais. Cerca de metade do investimento em pesquisa e desenvolvimento de lançamento de novos produtos da Honeywell é direcionado a produtos que melhoram os resultados ambientais e sociais para os clientes.

Sobre a Honeywell

Honeywell é uma empresa de tecnologia Fortune 100 que oferece soluções específicas da indústria que incluem produtos e serviços aeroespaciais; tecnologias de controle para edifícios e indústria; e materiais de desempenho globalmente. As tecnologias ajudam tudo, desde aeronaves, edifícios, fábricas, cadeias de suprimentos e trabalhadores a se tornarem mais conectados para tornar nosso mundo mais inteligente, seguro e sustentável. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo