FeirasFeiras / EventosFeiras e EventosIndústriaNotíciasParceirosPlásticoSustentabilidade

Sustentabilidade na Plástico Brasil 2025

A Plástico Brasil valoriza a sustentabilidade em suas ações, promovendo práticas responsáveis no setor de plásticos. Além das ações durante a feira, também promove conteúdos e atividades relacionadas ao tema

Sustentabilidade na Plástico Brasil 2025

A Plástico Brasil, Feira Internacional do Plástico, valoriza a sustentabilidade como um pilar essencial de suas iniciativas. Para isso, a feira assume o compromisso de preservar o presente e garantir um futuro equilibrado. Assim, promovendo um mundo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente sustentável.

Sustentabilidade na Feira Plástico Brasil

Tendo em vista que o setor de plásticos lida com desafios complexos relacionados à sustentabilidade, ações que buscam associar inovação à sustentabilidade são fundamentais para a indústria. 

Leia mais:

Sendo assim, entre os dias 24 e 28 a Plástico Brasil promove o diálogo e a busca por soluções sustentáveis. Incentivando os participantes a adotarem práticas responsáveis. Para isso, a feira conecta profissionais e empresas durante os eventos, fortalecendo um movimento de transformação na indústria do plástico. 

A iniciativa desafia cada participante a se comprometer, não apenas para enfrentar os desafios do presente, mas para moldar um futuro consciente e equilibrado.

Os pilares de sustentabilidade da Plástico Brasil

Inspirar o setor do plástico

A princípio, o objetivo da feira ao promover a sustentabilidade é inspirar o setor. Bem como, promove a realização do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.

Buscando contribuir diretamente para a construção de um futuro mais sustentável e consciente, a feira impulsiona a indústria a adotar práticas que beneficiem tanto o meio ambiente quanto a sociedade.

Dentre os ODS promovidos pela feira, destacam-se a educação de qualidade, o trabalho decente e o crescimento econômico. Assim como a indústria, inovação e infraestrutura e a promoção de consumo sustentável. Esses objetivos ajudam na criação de um setor de plásticos mais responsável e em sintonia com as necessidades globais de desenvolvimento sustentável.

No que se refere a educação de qualidade, a feira pontua a importância da formação de profissionais e a capacitação constante para a inovação são desafios relevantes. 

Portanto, a feira tem com objetivo contribuir para o crescimento das habilidades e capacidades técnicas de jovens e adultos. Desse modo, a Plástico Brasil disponibiliza conteúdos gratuitos e promove outras formas de intercâmbio de conhecimento.

Exemplos na Plástico Brasil

Por exemplo, no Parque de Ideias, a feira impulsiona conhecimentos com pesquisadores e instituições de ensino. Nos cinco dias da feira, além das apresentações gratuitas, essa atração da Plástico Brasil conta com postos de exposição para instituições parceiras.

Já a parceria com a ABPol (Associação Brasileira de Polímeros) visa difundir conteúdos e temas de caráter ambiental. Focando, também, em temas relacionados a resinas e matéria-prima para produção industrial do plástico.

A Plástico Brasil também promove a diversificação, a modernização tecnológica e a inovação no setor, apoiando atividades produtivas, a criação de empregos decentes e a formalização e crescimento das pequenas e médias indústrias. 

Assim, a ABINFER BUSINESS CENTER, realização da ilha para exposição de empresas do setor de ferramentarias, contém espaços subsidiados e auditório especial voltado aos temas de sustentabilidade para o setor.

Enquanto isso, o SMED, é um workshop realizado ao vivo com troca rápida de moldes, com processo 100% automatizado e em até 5 minutos. Assim, otimizando processo crucial da linha de fabricação dos plásticos. 

Visando a acessibilidade de nossos conteúdos e a inclusão do público, o Parque de Ideias contará com intérprete de Libras em todas as apresentações.

Ao longo do evento, além do Parque de Ideias, a feira oferece outras atrações voltadas para a inovação industrial e os principais desafios de gestão. 

Com uma programação de conteúdos durante o evento e nos canais digitais, a Plástico Brasil assegura que todos tenham acesso à informação. Ainda, a feira orienta suas ações e as de seus expositores em torno de práticas responsáveis de consumo. Entre elas o uso eficiente de energia, a redução de resíduos, o incentivo à reciclagem e reuso, e a adoção de contratações responsáveis na cadeia de fornecedores.

Responsabilidade ambiental

Buscando neutralizar as emissões de carbono, a Plástico Brasil deseja reduzir sua pegada de carbono e os resíduos pela metade até 2025. Estes passos também buscam zerar os resíduos e as emissões de carbono até 2023.

A Plástico Brasil adota diversas ações para tornar o evento mais sustentável, como a redução do uso de materiais impressos, utilizando apenas os que possuem certificação FSC. Disponibiliza um mapa interativo na Plataforma Plástico Brasil Xperience e utiliza lâmpadas LED e otimiza o uso de ar-condicionado no pavilhão para reduzir o consumo de energia. 

A coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos também são prioridade, além de utilizar estruturas modulares e reutilizadas nas áreas de serviços. O carpete usado é feito de PET e PP reciclados, com parte sendo reaproveitada de edições anteriores e reciclada após o evento. 

Para promover uma alimentação mais sustentável, opções veganas e vegetarianas são oferecidas nos restaurantes. Além disso, um local é disponibilizado para o descarte consciente das credenciais, que serão reutilizadas em futuros eventos.

Responsabilidade social

A Plástico Brasil integra a responsabilidade social em suas ações ao promover a inclusão de pessoas com deficiência (PCD), por meio de uma parceria com o programa PAE (Programa de Atendentes Eficientes). 

Essa iniciativa garante a participação ativa e a valorização de pessoas com deficiência no evento, além de proporcionar um ambiente mais acessível para todos.

A acessibilidade no evento acontece com disponibilização de cadeiras motorizadas, permitindo que todos os participantes possam desfrutar das atividades de maneira confortável. 

A Plástico Brasil oferece vans gratuitas para facilitar a locomoção de visitantes a partir de pontos estratégicos, como o Aeroporto de Congonhas e a Estação Santos-Imigrantes, e disponibiliza estacionamento alternativo com transporte até o pavilhão, visando proporcionar acesso conveniente e inclusivo para todos.

Mais ações ao longo do ano

A Plástico Brasil aborda temas relacionados à sustentabilidade ao longo de todo o ano, compartilhando conteúdo relevante com o público do evento e em seus canais digitais. 

Em 2024, alguns dos destaques incluem o eBook “ESG na prática”, que oferece insights sobre práticas sustentáveis, e o “PET-PCR”, que apresenta a resina reciclada utilizada na indústria alimentícia. 

Também são discutidos os desafios e oportunidades para o mercado de reciclagem, além de como trabalhar o Social no ESG e a importância do ecodesign para produtos em plástico.

Esses conteúdos destacam-se por explorar as áreas de sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa, impulsionando o setor moveleiro a adotar práticas mais responsáveis. 

A abordagem da Plástico Brasil reflete um compromisso não apenas com as questões do presente, mas também com o legado que será deixado para as gerações futuras, promovendo um futuro mais sustentável para todos.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo