Blob Web
Notícias

Sustentabilidade – Cidade Recebe Bicicletário de Plástico Reciclado

As 30 unidades de paraciclos foram entregues em Duque de Caxias (RJ) pela Braskem. Cada unidade comporta duas bicicletas e pesa 19,5 quilos, feitos com 4,3 mil sacolinhas plásticas

 

A Braskem, maior petroquímica das Américas, doou 30 paraciclos feitos com material 100% reciclável para a cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Cada um dos mobiliários pesa 19,5 quilos, o equivalente a 4.350 mil sacolinhas plásticas recicladas.

A inauguração dos bicicletários aconteceu no dia 30 de junho. Metade das unidades foi instalada na Reserva Biológica do Parque Equitativa na cidade de Duque de Caxias, já os outros 15 paraciclos foram instalados em frente ao Teatro Raul Cortez e Biblioteca Municipal.

De acordo com a companhia, cada paraciclo comporta duas bicicletas e foram projetados para suportar ações de vandalismo e oferecer segurança para os ciclistas. Esses mobiliários recebem, nas placas de identificação, o selo Wecycle da Braskem, programa que estimula o reaproveitamento e a reciclagem na cadeia petroquímica.

 

Como foram pensados os paraciclos

Empresas como a Braskem buscam ampliar o conceito de sustentabilidade, principalmente para mostrar que o material que produzem o plástico, proveniente de uma matéria-prima como o petróleo, pode ser retornável, reciclável e, principalmente, considerado verde.

A criação dos paraciclos surgiu de uma parceria entre a Braskem e Suzuki Recicladora. A intenção das empresas é incentivar a mobilidade urbana da bicicleta, que não emite poluente e ainda fortalece os espaços culturais, que são os principais alvos das instalações.

As primeiras unidades desenvolvidas por essa parceria foram implantadas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde o projeto nasceu. Em seguida as cidades de Salvador e Camaçari, na Bahia, também receberam unidades. Agora o projeto será expandido para o Rio de Janeiro, onde há muitos ciclistas. O objetivo é levar os paraciclos para a capital do Rio de Janeiro.

Tag

Artigos relacionados