Casa / Notícias / Startup traz máquinas de reciclagem para o Brasil

Startup traz máquinas de reciclagem para o Brasil

Embora seja novidade no Brasil, máquinas de reciclagem que revertem embalagens vazias em créditos ou descontos para o consumidor já tomaram conta do mercado na Europa e na Ásia.

Uma startup de São Paulo já instalou 17 máquinas dessas no Brasil, espalhadas em pontos movimentados da Grande São Paulo. A proposta é que a pessoa utilize a garrafa plástica, por exemplo, tomando um refrigerante, e imediatamente possa colocá-la na máquina e reverter à carcaça vazia em créditos para descontos no passe de transporte coletivo ou na conta de luz.

Dessa forma, a startup pretende promover a reciclagem, evitando que essas embalagens sejam jogadas no lixo comum, o que ainda acontece muito, apesar de todo o incentivo existente para a separação dos resíduos recicláveis.

Três empresários trouxeram a novidade para o Brasil. O negócio utiliza o conceito da logística reversa, um conjunto de ações destinado a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos.

Depois de se cadastrar, com login e senha, o consumidor pode recolher o material para acumular pontos. Esses pontos podem ser trocados por créditos ou descontos.

Créditos

Uma lata de alumínio vale 15 pontos e uma garrafa pet, 10. O consumidor pode trocar 100 pontos acumulados por R$ 0,35 de crédito no cartão eletrônico de transporte, como o Bilhete Único em São Paulo, ou ainda valem também R$ 0,27 de desconto na conta de luz. Os créditos também podem ser doados para projetos sociais.

Na Europa é mais comum a troca da embalagem vazia por desconto na compra de outro produto. Em média, 0,20 cents por cada embalagem trocada são oferecidos como desconto na compra de uma nova garrafa de água em mercados e lojas conveniadas, por exemplo.

A startup brasileira também faz esse tipo de parcerias. Em um supermercado, o cliente que depositar a embalagem ganha desconto na compra.

Além disso, verifique

Impressoras 3D reduzem custos de empresas

Apesar de ser benefício, preço dos equipamentos é entrave, pois podem chegar até 7 milhões …