Casa / Notícias / Startup desenvolve mochila a partir de plástico reciclável

Startup desenvolve mochila a partir de plástico reciclável

Bolsa gera luz e tem auxiliado crianças, principalmente da África do Sul, a irem para escola e nos exercícios escolares

Uma startup, criada por amigas de infância, tem ajudado muito o meio ambiente e várias crianças na África do Sul. Uma ONG chamada Rethaka, localizada em Joanesburgo, desenvolveu uma mochila feita a partir de material reciclado, que é equipada com uma lâmpada e um painel de energia solar.

Durante o dia, o dispositivo carrega sua bateria, enquanto as crianças caminham para a escola e estão expostas a luz solar. Desta forma, os estudantes podem usar a energia para fazer lições de casa no período da noite e também podem utilizá-la como lanterna no retorno para casa.

Inúmeras dessas crianças não têm energia elétrica em casa e, suas famílias costumam usar lamparinas a base de querosene para iluminar o ambiente, porém as lamparinas são prejudiciais tanto ao meio ambiente quanto à saúde das crianças, pois a fumaça liberada tem efeitos que são similares aos do cigarro.

Alguns acessórios da mochila auxiliam o aumento da visibilidade, como faixas refletivas, para que eles possam ser vistos pelos carros nas estradas. Um detalhe que faz muita diferença, pois muitos estudantes precisam sair de casa antes do sol nascer para que eles cheguem no horário da aula.

A mochila é produzida com plástico 100% reciclado, recolhido em escolas ou aterros sanitários.

Como surgiu a Rethaka?

A Rethaka foi criada por empreendedoras amigas, Thato Kgatlhanye e Rea Ngwane. Elas cresceram na cidade sul-africana de Rustemburgo e, queriam desenvolver uma cultura empreendedora na cidade, para fornecer oportunidades de trabalho e ajudar a comunidade de uma maneira significativa, segundo entrevista dada para o CNN.

E a ideia brilhante?

Segundo Kgatlhanye, “um dos primeiros obstáculos que essas crianças enfrentam é a incapacidade de não acabar a lição de casa” pois “se uma criança não tem acesso à luz, então, assim que o sol se apaga, não há tempo para fazer nada além de dormir”.

As meninas, que já passaram por isso, entenderam a necessidade de produzir algo que auxiliasse as famílias, principalmente as crianças, e que tivesse maneira para ser recarregada, sem que precisassem gastar para isso.

Elas ainda explicam que, o projeto é para ajudar famílias pobres, e que assim as crianças podem se concentrar melhor ao realizar seus deveres de casa, sem se preocupar em interromper a dinâmica da família.

Mas, o que é uma startup?

Startup significa começar algo, que normalmente está relacionado com companhias e empresas que estão iniciando suas atividades e buscam explorar atividades inovadoras e apresentá-las ao mercado. Empresas startups são jovens e buscam inovações em qualquer área ou ramo de atividade, em busca de desenvolver um modelo de negócio que seja escalável e repetível, como a Rethaka, com suas bolsas ecológicas desenvolvidas a partir de plástico reciclado.

A partir de um modelo de negócio, que é a forma como a empresa gera valor para os clientes, as startups geram lucros a partir de um modelo econômico, que atinge um grande número de clientes, sem haver aumento significativo dos custos.

 

Além disso, verifique

Conheça três grandes histórias dos pioneiros na ferramentaria

ABINFER e SIMPLÁS entregaram a medalha Herói Ferramenteiro no encerramento do 11º Encontro Nacional de …